Capa » Top dúvidas » Protetores Bucais! Top 10 Dúvidas!

Protetores Bucais! Top 10 Dúvidas!

protetores bucais

Quais são os tipos e marcas de protetores bucais? Qual é o melhor protetor? Qual é o preço de um protetor bucal? Estas são algumas das questões que serão respondidas no top 10 dúvidas de hoje!

Vamos as dúvidas:

Com o aumento do número de praticantes de esporte de contato como boxe em academias, Muay Thai, MMA crescem também na mesma proporção as lesões decorrentes destas prática esportiva. Perda de dentes, lacerações nos lábios, concussões e outras ocorrências são algumas das seqüelas deixadas quando o praticante de esportes não previne ou utiliza equipamentos de proteção necessários. Os lutadores Anderson Silva, Lyoto Machida, Júnior Cigano sabem disto e são alguns exemplos de fornecedores profissionais de pacientes para dentistas aqui no blog!

1- Para que serve um protetor bucal?

Até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que o protetor bucal servia somente para proteção da boca (dentes, lábios e mucosa). Os boxeadores compartilhavam desta mesma opinião. Porém, alguns treinadores mais atenciosos perceberam que os lutadores que perdiam o protetor bucal durante a luta, eram nocauteados mais facilmente. Isto acontece porque além de prevenir a perda dos dentes, eles servem para proteger de lesões cerebrais, lesões da ATM (articulação têmporo-mandibular”), fraturas da mandíbula e até prevenir  hérnia da coluna cervical.

Em outra oportunidade, já havia feito um post sobre protetor bucal e placa estabilizadora sendo utilizadas também para melhorar a performance de atletas como o golfista Tiger Woods e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.

2- Como funciona um protetor bucal?

protetor bucal

A figura acima, mostra basicamente uma seqüencia da esquerda para direita primeiro simulando a pessoa sem o protetor, com protetor superior e após com protetor bucal duplo. O fato de você estar utilizando um protetor convencional, já diminui enormemente o risco de lesão no cérebro e na articulação têmporo mandibular.

Os protetores tradicionais são utilizados em uma das arcadas, geralmente a de cima que é mais proeminente. Já os duplos, também conhecidos como  gum-shields, são presos pelas duas arcadas e existe uma abertura para respiração.

3- Quais são os tipos de protetores bucais?

Basicamente existem três tipos de protetores:

  1. Protetor bucal pré-fabricado;
  2. Protetor bucal ferve e morde;
  3. Protetores bucais feitos sob medida.

Todos os três protetores bucais oferecem alguma proteção, mas variam em conforto, custo e durabilidade.

4- Aqueles protetores bucais Xing Ling que vendem na Internet são bons?

Os protetores pré-fabricados (Stock Mouthguards) podem ser comprados na maioria das lojas de material esportivo, mas vêm em tamanhos limitados (pequenos, médios e grandes). Nunca os utilize! Vou explicar depois o por quê.

Os protetores do tipo “ferve e morde” de tamanho único de plástico deformável pelo calor, que fica personalizado mordendo-o após aquecido é muito precário, pois a espessura do protetor afina justamente onde deveria ser mais reforçado. Representam 90% dos protetores vendidos no mercado, mas você deve evitá-lo a todo custo!

5- Qual é o tipo de protetor que eu preciso?

Os protetores são fabricados com alta tecnologia e usando equipamento e material sofisticado. Portanto, depende diretamente do esporte a ser praticado.

O importante é que ele tenha algumas propriedades como ser macio, e ter boa qualidade de dissipação de forças dos impactos. Se o material for rígido, por exemplo, ao invés de proteger poderá causar cortes na gengiva.

Deve ajustar-se corretamente na boca, sem prejudicar a fala ou respiração. Deve ser bom, durável e fácil de limpar.

6- Quais são os fatores que devo levar em consideração?

  • Você está trocando os dentes?
  • Ainda tem dentes de leite?
  • Está esperando dentes permanentes nascerem?
  • Qual é o esporte que pratica?
  • Em que nível? (alta performance, recreativo ou amador)
  • Joga bola com amigos ou participa de campeonatos competitivos?
  • Você tem algum tipo de tratamento dentário especial? (coroas, implantes, aparelhos ortodônticos)

Geralmente este último fator exige proteção adicional. E o seu dentista está melhor preparado para aconselhá-lo sobre sua situação específica.

7- Quais são os melhores protetores bucais então?

Normalmente, um protetor bucal abrange somente os dentes superiores, mas algumas atividades podem necessitar a proteção inferior também. Quem acabará ajustando e decidindo junto á você, será o seu dentista que entenderá suas necessidades pessoais.

Os protetores bucais feitos sob medida multi-laminados feitos com prensa à vácuo de alta pressão, são os melhores, pois ficam tão justos nos dentes que é necessário até fazer força para tirá-los. O processo de multi laminação faz o protetor ficar cerca de 3mm de espessura dos pontos onde é mais crítica e necessária esta proteção. Procure sempre fazer este tipo de protetor.

8- De que material são fabricados os protetores?

Os mais antigos eram fabricados de borracha e não são mais utilizados. Existem os de silicones, mas também não é recomendado o uso de proteção com este material. O material mais utilizado hoje em dia nos protetores é o EVA (Etileno Acetato de Vinil), que é um material plástico com excelente capacidade de dissipar as forças dos golpes, em vez de limitar a somente transmitir a força como acontece com os materiais mais baratos.

protetor bucal foto

9- Quais os cuidados que devo ter com meus protetores?

  • Sempre lave seu protetor bucal com água fria após o uso. Pode também, utilizar o enxagüatório bucal para ajudar na limpeza;
  • Use escova e pasta de dente;
  • Transporte em um recipiente resistente, que tenha aberturas para permitir a circulação de ar;
  • Não deixe o protetor exposto a temperaturas elevadas (água quente, sobre superfícies quentes ou exposto ao sol);
  • Não utilize para mastigar ou cortar alimentos;
  • Verifique com regularidade a presença de rasgos ou buracos no protetor bucal. Além de deixar mais frouxo ele fica menos eficaz e irritar a sua gengiva, assoalho bucal e bochechas;
  • Leve seu protetor com regularidade ao seu dentista para ver se ainda está em bom estado.

10- A partir de que idade se deve utilizar os protetores bucais?

Nunca é cedo demais para começar a prevenir uma lesão. Assim que você ou seu filho começar a praticar esportes, converse com seu dentista. Bons hábitos começam cedo, e o uso do protetor bucal por crianças e adolescentes irá promover e reforçar o uso mais tarde na vida.

Você deve estar perguntando: Uso aparelho ortodôntico. Preciso utilizar o protetor bucal? Então leia a resposta no post da Clínica Ortocia.

Fonte:

  • Keep sports safe – Wear a mouthguard The Journal of the American Dental Association March 1, 2012 vol. 143 no. 3.
  • Myiahara T; Dahlin C; Galli S; Parsafar S; Koizumi H, Kasugai. A novel dual material mouthguard for patients with dental implants.Dent Traumatol. 2012 Jul 31.2012

4 comentários

  1. I was reading through some of your content on this website and I believe this site is real instructive! Continue putting up.

  2. Esta imagem é de uma placa interoclusal e não um protetor bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget