Capa » Top dúvidas profissionais » Durante a gravidez posso fazer tratamento ortodôntico?

Durante a gravidez posso fazer tratamento ortodôntico?

gravidez

Durante a gravidez é muito importante que a mulher seja consciente da importância da saúde bucal. Já são conhecidas as complicações que podem ocorrer durante a gravidez associada a doença periodontal como demonstrei no texto “Estou grávida: Tenho mais problemas bucais?!”

Mas a dúvida que não quer calar: Posso usar aparelho ortodôntico durante a gravidez? O tratamento traz algum risco para o bebê?

gravidezO tratamento ortodôntico não traz nenhum prejuízo ao bebê durante a gravidez. Pode ser realizado sem problema nenhum, desde que sejam seguidos alguns cuidados a fim de se evitar qualquer tipo de contratempo.

Os cuidados que a grávida deve manter atenção:

• Boa comunicação entre a grávida e o ortodontista desde o início do tratamento é de suma importância, a fim de estabelecer uma história detalhada dos hábitos de higiene bucal da paciente e determinar também as limitações nestes casos.
  • Discuta em profundidade todo seu tratamento com o profissional. Número esperado de visitas, nível de cooperação para concluir o tratamento, a fim de alcançar a estética e função ideal.
  • Motivação e entusiasmo. Neste período de mudanças hormonais e fisiológicas, é muito importante que a grávida esteja mentalmente disposta a fazer visitas regulares para ajuste do aparelho ortodôntico no ortodontista.
  • Redobre os cuidados com a higiene bucal. A periodontite (doença da gengiva e estruturas adjacentes) pode levar a complicações durante a gravidez como o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.
  • Acompanhamento durante o pré natal é fundamental por parte da futura mamãe e comunicação entre os médicos e o dentista também é de extrema importância.
  • Faça uma limpeza profissional com um periodontista ou dentista em intervalos regulares
  • Raio X somente em casos de emergência. Durante o tratamento ortodôntico, é muito comum o ortodontista pedir rotineiramente raio x dos dentes. Estes deverão ser postergados para depois que o bebê nascer

Pregnancy and healthy eating

Por parte do profissional, torna-se muito importante realizar um planejamento simples e realista nas pacientes grávidas. Por isso, a boa comunicação entre ortodontista e paciente é essencial para obtenção de bons resultados. Uma paciente grávida que está se queixando dos “dentes tortinhos na frente” pode não estar disposta a se submeter à um tratamento que pode levar 2 anos, por exemplo. Nestes casos é aconselhável esperar até depois da gravidez para iniciar o tratamento ortodôntico. Também, em casos onde a paciente teve complicações durante a gravidez e necessita de cuidados médicos especiais, pode-se esperar até após o parto para realizar um tratamento ortodôntico. Por isso, há necessidade do próprio ortodontista entrar em contato com o ginecologista ou médico obstetra que cuida da paciente grávida. Depois que o bebê nascer, não se esqueça: De zero a seis meses de idade só o leite materno que importa!

• Mukherjee PM, Almas K. Orthodontic considerations for gingival health during pregnancy: a review. Int J Dent Hyg. 2010 Feb;8(1):3-9.

1. SANDRA REGINA TROCHETTI MONTEIRO MANOEL

EStou gravida de 6 semana descobri agora uso aparelho odonto a 7 meses , faz mal para a minha gravidez? Uso aparelho só na parte de cima!