Capa » prevenção » Dor de Dente: Qual é O remédio?

Dor de Dente: Qual é O remédio?

dor de dente remédio

Qual é o melhor remédio para dor de dentes? Analgésico? Antiinflamatório? Antibiótico? A associação de mais de um remédio?

Já falei sobre receitas caseiras de como aliviar as dores de dentes no post “Dor de Dente? O que fazer?!”, mas posso afirmar que a  Odontologia baseada em evidência, é categórica quanto à remédios para dor de dentes. Uma pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Mulher da Universidade de Toronto no Canadá concluiu que a dor de dente NÃO é aliviada com o uso de analgésico e antibiótico! Como assim?! Explico Já!

dor de dentes remédio

A pulpite é caracterizada por uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e os vasos sangüíneos.

A causa mais comum da pulpite é a cárie e a segunda a lesão. A polpa se localiza dentro do dente, ela não tem espaço para aumentar de volume, por isso aumenta a pressão de dentro do dente. Se esta inflamação for grave ela destrói a polpa. Este aumento de pressão pode forçar a polpa até a extremidade da raiz do dente lesando até os tecidos vizinhos.

A dor de dente provocada pela pulpite irreversível,  é intensa e persistente. E o estudo comprovou que, quando administrado uma associação de analgésico mais antibiótico para este tipo de dor, não houveram resultados diferentes daqueles pacientes que não receberam absolutamente nenhum remédio ou placebo!

Você duvida deste estudo científico? Então, leia o post “Dor de dente: Que remédio tomar?” do Medo de Dentista e comprove que a automedicação não compensa literalmente! Ainda duvida disso tudo e acha que vai encontrar um remédio milagroso!? Então, leia o “Passa Já para dor de dente Não funciona!” do Dicas Odonto.

remédio dor de dente

Agora, se você já passou poucas e boas com dores de dentes e quer prevení-las, marque a sua consulta com um bom dentista!

• Evid Based Dent. 2005;6(3):67. Antibiotics do not reduce toothache caused by irreversible pulpitis. Are systematic antibiotics effective in providing pain relief in people who have irreversible pulpitis?
  • Dental Press