Capa » DTM e Dor Orofacial » Bruxismo do Sono é Doença! Top 10 Dúvidas

Bruxismo do Sono é Doença! Top 10 Dúvidas

bruxismo

Estava a tempos querendo escrever sobre o Bruxismo do Sono. Foi pensando nos pacientes que resolvi fazer este post respondendo as Top 10 dúvidas dos pacientes no consultório.

Gosto do Odontofoguia do Blog Medo de Dentista que sempre traz ótimas dicas de leituras e por coincidência, a Dra Juliana Stuginski que é Especialista no assunto Bruxismo estava lá com uma entrevista de seu professor. E é baseada nesta entrevista que transcrevi as maiores dúvidas. Para ter maiores esclarecimentos não deixe de assistir na íntegra no post “Bruxismo do Sono por Professor Jorge von Zuben.”

Vamos as top dúvidas:

bruxismo

1- O que é o bruxismo?

O bruxismo do sono também conhecido como apertamento dentário, ranger de dentes é um distúrbio do sistema nervoso relacionado ao sono, fazendo a pessoa apertar ou ranger os dentes. Este apertamento pode ocorrer tanto ao longo do dia quanto durante o sono. O ranger também pode ocorrer quando a pessoa está acordada ou dormindo. Sabe-se que as pessoas geralmente apertam mais os dentes durante o dia e rangem mais a noite.

2-Como identifico se tenho Bruxismo do Sono? A pessoa precisa fazer barulho quando range os dentes para ser considerado bruxismo?

Se você apenas fica com os dentes em contato durante o dia, você é um apertador de dentes, agora se você o faz também a noite, é considerado como bruxismo do sono.

Não necessariamente a pessoa precisa ranger os dentes para ser considerado bruxismo. Cerca de 20% a 30% das pessoas que rangem os dentes não sabem que o faz. Isto porque na maioria das vezes a pessoa ou é viúva, solteira ou vive só e não tem um companheiro que geralmente é o primeiro a notar as alterações e barulhos. O indivíduo só se dá conta da doença quando começa a sentir dores na face, dor de cabeça, limitação de abertura de boca e até quebra recorrente das restaurações.

3- Existe uma prevalência do Bruxismo entre homem, mulher criança e idoso?

Estudos sérios comprovam que não existe prevalência entre homem ou mulher, mas sim dependendo da fase produtiva, isto é o idoso range muito menos do que uma criança por exemplo.

4- E como ficam os dentes de quem tem bruxismo?

Estas pessoas tem mais facilidade em fraturar os dentes, quebrar próteses, dores de cabeça, dificuldade em abrir a boca, dor muscular e até um desconforto generalizado na face. São todos fatores que podem ser consequência do bruxismo independentemente da idade.

5 – O dentista é o profissional que trata do bruxismo do sono? Não seria o médico?

O dentista Especialista em Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial está apto a diagnosticar e tratar desta desordem do sono e o médico pode ajudar no tratamento aconselhando seu paciente a ter uma mudança de hábitos. O otorrinolaringologista e o médico neurologista especializado em medicina do sono também são profissionais que ajudam no diagnóstico e tratamento deste distúrbio.

bruxismo

6- Por que as crianças rangem os dentes?

Geralmente, a culpa do ranger de dentes dos filhos recai sobre os pais. Isto mesmo, a criança geralmente dorme tarde da noite, não tem uma disciplina quanto ao sono, come em grande quantidade de noite e não tem controle de uma dieta adequada. Portanto, esta educação muito liberal faz a criança mudar seu comportamento que facilita os distúrbios do sono aumentando a incidência do Bruxismo do Sono na criança.

7- O que é a Síndrome das Pernas Inquietas (PMLS) ou Síndrome dos Membros Inquietos?

As pernas inquietas e a movimentação de corpo durante o sono demonstram uma desordem específica do sono. Não parar na cama, dobrar as pernas ,mexer o corpo, mexer o pé, mexer a perna, associa-se também ao ranger de dentes. Se este problema estiver associado a um problema de adenóide, problemas respiratório das vias aéreas superiores e obesidade pode também estar associada a Apnéia Obstrutiva do Sono.

8- E no adulto? Quais são os fatores que levam ao bruxismo?

Estresse, trânsito, correria do dia a dia, cobrança da sociedade, ter vários trabalhos. Associado a este fatores medicamentos para diminuir a ansiedade para comer menos e diminuir o peso. Práticas como fumar um cigarro a noite para relaxar influencia no seu bruxismo, tomar o “whisquinho” pra dormir também influencia no bruxismo.

9- Como se cura o bruxismo?

Não existe tratamento extraordinário. Ele começa com a mudança de hábitos diários, que levam a melhora dos sintomas do bruxismo. Chamamos de Higiene do Sono alguns hábitos a serem modificados:

Não durma sem ter sono, não beba álcool antes de dormir, não fume antes de dormir, não faça atividades físicas tarde da noite, não fique na internet até tarde, nada de televisão dentro do quarto, pouca ou nenhuma luz dentro do quarto na hora do sono.

Todos estes fatores facilitam um sono frágil, superficial, que acarreta o ranger na criança, pois ela somente segue os hábitos do adulto. Já até cheguei a escrever sobre o sono no post “Sofre de Ronco e Apnéia? Você pode estar com SAHOS!”

10- E a placa de bruxismo? Não seria a cura do Bruxismo?

Não, as placas de bruxismo funcionam apenas como um paliativo, um sistema para proteger seus dentes e gengiva, mas não é o tratamento do bruxismo. Ele faz parte do tratamento mas não cura! A parte mais importante do tratamento é a famosa TCC ou Terapia Comportamental Cognitiva.

21 comentários

  1. eu tenho este disturbio , o bruxismo que aperta os dentes tenho dor de cabeça e desconforto musculares , qual a mais avançada nuvidade para resolver este meu problema, e se o otorrino tm como tratar desse male Ok obrigado antecipado!!!!!!!!!!1

  2. Olá doutor, meu filho é autista e há algum tempo venho percebendo sinais de bruxismo durante seu sono, porém a alguns dias estou percebendo um aumento no barulho que ele faz seguido de uma inquietação, durante o sono e as vezes até acorda chorando, será que esta inquietação é proveniente de dor? Além do mais estou percebendo que seus dentes estão entortando e ele ainda nem fez a maioria das trocas dos dentes de leite pelos fixo. Aguardo respostas. E obrigada
    valéria.

    • Olá Valéria,

      O seu filho deve receber atenção de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Existem centros especializados para tratamentos de crianças especiais, como a AACD por exemplo, com equipe preparada para o tratamento do seu filho. Abraço

  3. Olá Doutor, o Bruxismo tem cura?
    Passado algum tempo não tenho Bruxismo?

  4. Eu tenho 13,e tenho bruxismo,eu só fico rangendo os dentes de noite.dormir com a placa de bruxismo ajuda a parar com esse abito de ranger os dentes?

    • Olá Marjhorie,

      A placa ajuda, mas não é o tratamento mais correto para o seu problema. Você deve pedir aos seus pais para marcar uma consulta com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial para que ele indique exames e o tratamento mais correto para o seu caso. Abraço

  5. doutor tenho bruxismo e o dentista recomendou que eu colocase aparelho isso eo correto?

  6. doutor faz duas semana que sinto dores horrives no ouvido fui a um otorrino fiz uma bateria de exames ele falou que acha que estou com bruxismo mim passou um medicamento chamado tandrilax que aliviaria a dor só que vivo dopada e não passa ,doutor ador fica localizada perto do ouvido onde abro a boca doutor isso pode ser bruxismo.

    • Olá Ana,

      Sim, você está com um dos sintomas de DTM e somente um dentista Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pode diagnosticar e tratar o seu problema. Abraço

  7. Doutor fui ao médico com fortes dores de cabeça,neurologista que me indicou um dentista buco maxilar passado dois anos tratamento aparelho e após usar a placa ,tenho medo estou de aparelho e hoje depois de tempos sentindo dores no maxilar,o que faço,

  8. Estou usando aparelho, endescobri que tenho bruxismo. Isso pode atrapalhar meu tratamento?

  9. Dr. minha filha range os dentes durante o dia,esse barulho é muito irritante não adianta ficar falando pq ela não sente quando faz. O que faço é melhor um dentista ou neurologista?

    • Olá Marlene,

      O bruxismo é um distúrbio muito comum em crianças, e deve ser tratado em um conjunto de profissionais. O primeiro dele, deve ser o dentista especialista em Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial que fará o tratamento e o devido encaminhamento para outros profissionais. Abraço

  10. Há alguns dias estou sentindo fortes dores no maxilar,e me dói até as costas(coluna),será bruxismo,moro no interior e não temos especialistas nessa área um ortodentista resolveria o meu caso?

    • Olá Monara,

      Muito importante salientar que aparelho ortodôntico não é tratamento para bruxismo do sono! Distúrbio do sono deve ser tratado com especialistas da área como medicina do sono ou com um dentista especialista em Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial. Abraço

  11. estou usando aparelho e alguns dias acordo sentindo dores no dentes pq quando estou durmindo parece q eu qro comer algo muito gostoso e bato com os dentes uns nos outros e acordo com aquela dor na mesma hora e no dia seguinte meus dentes ficam doloridos,isso é bruxismo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget