Capa » Top dúvidas » Auxiliar De Dentista! 10 Top Dúvidas!

Auxiliar De Dentista! 10 Top Dúvidas!

auxiliar dentista

Recebo com certa frequência e curiosidade, dúvidas de pessoas que desejam ser auxiliar de dentista, e perguntam onde fazer um curso de auxiliar de dentista, ou ASB (auxiliar de saúde bucal) antigamente chamada de ACD (atendente de consultório dentário).

Por este motivo vou fazer um post com as top 10 dúvidas de como se tornar uma auxiliar de dentista, pois é uma profissão que requer treinamento e também gostar muito do que faz.

Vamos as 10 dicas:

auxiliar dentista

1- O que faz uma auxiliar de dentista?

A Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é o profissional responsável por otimizar e potencializar o atendimento do cirurgião dentista. Aumenta a eficiência dos protocolos de biossegurança do consultório odontológico, aumentado também a qualidade dos serviços oferecidos e executados tanto no serviço público quanto nos consultórios particulares.

2- Existe um curso para auxiliar de dentista?

Existem cursos regulamentados para o auxiliar em saúde bucal oferecidos pelas associações de odontologia (APCD, ABO, ABCD), sindicatos de classe, geralmente regulamentados pelo Conselho Federal e Regional de Odontologia. Hoje em dia, devido a grande procura por este curso até o SENAC oferecem cursos para ASB.

3- Preciso ter alguma aptidão para ser uma auxiliar de dentista?

Geralmente, pessoas com habilidades manuais e gostam da área da saúde costumam se adaptar mais rapidamente.

4- O que faz uma auxiliar de dentista no dia a dia?

Geralmente, auxiliam e instrumentam os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares. Faz todo o preparo para o atendimento do paciente, desenvolve ações de promoção de saúde bucal entre outros. Você pode conferir em detalhes a lista completa das ações de uma auxiliar em saúde bucal no Blog Sofá do Dentista.

5- Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal é a mesma coisa?

Não. O Técnico em Saúde Bucal (TSB) além de poder ter as atribuições do ASB tem pode também treinar e capacitar o ASB, ensinar técnicas de higiene bucal, prevenção de cáries através da aplicação tópica de flúor, remover suturas entre outros.

A minha dica é que você inicie pelo curso de ASB trabalhe como ASB e depois se estiver gostando faça o curso de TSB, que é mais caro e leva mais tempo.

6- Quanto tempo dura o curso de auxiliar em saúde bucal?

A carga horária exigida pelo Conselho Federal de Odontologia é  de 300 horas. Se o curso tem frequência semanal de uma aula por semana, pode levar uma ano para conclusão.

7- Qual é o preço do curso de auxiliar de dentista?

Encontrei na Internet cursos a partir de R$ 200,oo por mês. Porém, sempre alerto aqui no blog para não se atentar somente a preços, mas a qualidade do serviço que você vai adquirir. Portanto, não custa nada checar se perante ao MEC e ao Conselho Federal ou Regional de Odontologia este curso está homologado e aprovado.

8- Quanto ganha uma auxiliar de dentista?

O salário de uma ASB varia de estado para estado, de sindicato para sindicato. No estado de São Paulo é o SINDHOSP que regulamenta o piso das ASBs, TSBs e é reajustado anualmente.

9- Tem mais dicas sobre o que uma auxiliar de dentista faz?

Tem um ótimo blog, o ricardodentista.com.br que escreve ótimos textos sobre o assunto. Você pode ler o post “Como receber seu cliente?” ou “Como atender o telefone?” e saber mais sobre as tarefas e dicas de etiqueta.

10- Vale a pena um curso de auxiliar em saúde bucal?

Se você leu e chegou até aqui, já deu o primeiro passo para saber se está disposta ou não a seguir em frente. Eu nunca vi alguém que investisse em cursos, carreira que ficou arrependido depois. Se tem um tipo de investimento que você não vai arrepender, nem ninguém poderá tirar de você é o CONHECIMENTO! Invista em você! ;)

Para dar o próximo passo, recomendo fortemente a leitura de dois livros que falam sobre a auxiliar e o técnico em saúde bucal na odontologia:

TSB

O primeiro livro é o TSB e ASB – Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal – Odontologia de qualidade da autora Cristiane F. Saes Lobas. São 30 capítulos escritos por profissionais altamente gabaritados nas suas especialidades, com uma enorme gama de assuntos fundamentais, enriquecidos com figuras e fotos, dispostos de forma bastante didática, proporcionando ao leitor a aquisição de conhecimentos de maneira objetiva e agradável.

 

 

TSBO segundo livro é o Fundamentos em Odontologia para TSB e ASB dos autores Bird e Robinson. Ele fala sobre tópicos importantes como prevenção de cárie, controle de infecções, registro do paciente, pacientes com necessidades especiais e clinicamente comprometidos, materiais odontológicos. Entre os novos procedimentos estão: aplicação de selantes de flúor, utilização de dispositivos de detecção de cárie, fotografias extra/intraorais, além de diversas novas técnicas de imagem. A obra traz, ainda, questões de pensamento crítico ao final de cada capítulo, procedimentos ilustrados passo a passo, termos-chave definidos e destacados ao longo do texto, entre várias outras ferramentas para facilitar e agilizar o aprendizado.

Fonte:

33 comentários

  1. Parabéns pelo post!
    Vou indicar para minhas alunas do curso de ASB.
    Bjsssssssss

  2. Quero parabenizar-lhe pelo texto esclarecedor, Alexandre e agradecer por citar como fonte a minha entrevista para o Sofá do Dentista.Coloco-me à sua disposição para qualquer dúvida quanto à ASB e TSB.Aproveito a oportunidade para lhe enviar o endereço do meu Blog onde insiro várias postagens sobre o assunto e outros temas relacionados com a Saúde Bucal Coletiva e outros ligados à odontologia.
    http://franselmo.blogspot.com/

    Parabéns pela qualidade do seu Blog!

  3. Em q mes aumenta o salario da asb

  4. o q significa a sigla TTB.e o q faz.

  5. Já fui auxiliar de dentista e não me adaptei… mas admiro quem é! Meu dentista tem mais de 03 auxiliares no consultório e ajudam um monte!

  6. Adorei a dica, pois estou pensando em fazer o curso.parabéns. gleician são simão goias

  7. olha eu adorei as dicas sim eu já fiz o curso de ASB foi muito satisfatório pra mim e agora pretendo faz o THD nao mim arrependo de investir nesta minha escolha

  8. parabens muito bom

  9. Adorei as dicas,texto super claro!Apesar de morar fora, adorei saber os regulamentos do Auxialiar de dentista no Brasil…só achei o tempo de duracao um pouco curto,pois aqui terei q estudar 3 anos, sendo 3x por semana pratico no consultorio(estagiando)e 2x no curso.Além de fazer um resumo de td aquilo q fiz durante esses 3 dias e entregar ao professor!

  10. vanessa de cassia marinha

    Ola, vou fazer o curso, mas naum sei como é o mercado de trabalho, nem valor, Vcs podem me informar

    • Olá Vanessa,

      Antes de você escolher qualquer curso profissionalizante, você deve ter como objetivo pesquisar justamente o mercado de trabalho para saber se a colocação na profissão será rápida. Mas posso te assegurar que o mercado para esta profissão está extremamente aquecido. Agora você deve investigar a demanda na sua cidade. Quanto a valores dos cursos, você terá que se informar no curso mais próximo de você. Abraço

  11. oi sou uma asd e estou cursando tsb adoro minha profissao so fico me questionando o salario de uma asb e muito pouco,gostaria que os deputados reajustar-se.

  12. ola parabeins pelo poste ajudou bastante.

    to quase iniciando tsb e ainda tenho muitas duvidas principalmente em saber qual a media do salario de um tecnico nessa area?

  13. Maria Aparecida Gonçalves de Assis

    Ola ja tenho 3 mês q traalho como auxiliar de dentista estou adorando quero fazer cursos nesta area tenho 46 anos quero me aprofundar mais não sei se a minha idade vai permiti muito tenhocueso superios incompeto moro em senador canedo goias um abraço

  14. Olá pessoal ,quem mora no estado do Rio de Janeiro que quiser fazer um curso de ASB gratuitamente ,o HCA ( Hospital Central da Aeronáutica ) oferece esse curso gratuitamente ! quem quiser pode entra em contato pelo numero (21) 35013237 !

  15. Ola, moro na Inglaterra e gostaria de saber se o curso de auxiliar de dentista q estou fazendo pode ser valido no brasil. grande abraco parabens pelo blog

  16. eu trabalho no cosutorio de dentista ,sou secretaria ,fasso tudo aqui ,limpo materias sujo e limpes em geral ,ganho o salRIO MINIMO,TRABALHO DE SEG AS 8 DA MANHA AS 11.30 VO ALMOÇAR VOLTO 13,HS E SAIO AS 18,HS E SAB DAS 8 AS 12,,QUERO SABER TA SERTO O SALARIO E A GARGA HORARIA,PR FAVOR TIRE MINHA DUVIDAS.

  17. Maria lucimar de rezende

    quero saber sobreo os cursos de aux. de odontologia, preciso me informar como e onde fazer este curso.

  18. olá ontem ligue para o senac porém achei o curso caro, teria um mais barato para me indicar ?

  19. ola me llamo graziele y estou fazendo un curos de auxiliar de odontología na España y pretendo voltar ao Brasil será que es valido ese curso no brasil ou tengo que fazer outro curos ai??

  20. o tecnico em saude bucal pode realizar a manutenção e colocar aparelhos dentarios?

  21. eu adorei as dicas,tô pensando em fazer.

  22. Curso de ASB é pra analfabetos como o escritor do post que só fez aqui é indicar essa corgia que cria cursos com preços altos pra um cargo que recebe salario minimo— idiota quem da dinheiro pra essas instituições enganosas que se abrigam nesse pais de tolos

  23. quer investir numa carreira profissional invista em algum curso que te de retorno um curso que qualquer pessoa com insino fundamental o faz é desnecessario e sem retorno financeiro…como diz nos proprios posts ASB trabalha de seg a sab e recebe salario minimo… compensa mesmo esse curso? faça sua escolha desembolsar ai 1700 reais ou + pelo curso sem contar transporte e alimentaçao… brasil um pais de tolos

  24. hiltelania cabral da silva

    Adorei as dicas, estou iniciando em poucos dias um curso preparatório de auxiliar de Dentista… TORÇAM POR MIM,QUERO FAZER MUITO SUCESSO. OBG!

  25. gostaria de saber o salario d asb no estado do Rio de janeiro

  26. sou auxiliar a mais de 3 anos,muito boa essa profissão,so o salario que e pouco,mas tambem termos que ter muita atenção e cuidado, pois e uma area de grande risco a doenças.mas isso e para todo o profissional de saúde esse perigo,um abraço a todos amo essa profissão!Lagoa grande pe

  27. josilene santos nascimento

    gostaria de saber o valor do salario de uma asb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget