Capa » Aparelho Fixo » Borrachinha do Aparelho: Posso Trocar?

Borrachinha do Aparelho: Posso Trocar?

borrachinha aparelho

Frases do tipo “posso trocar a minha borrachinha do aparelho em casa”, ou “tem como vender umas borrachinha de aparelho aí Doutor?”, a gente escuta a todo momento! No post “Onde eu compro borrachinha de aparelho?”  expliquei  os perigos de se fazer um auto tratamento! É como se auto medicar, uma hora vai dar merlim errado! Mas como sou paciente explico novamente que a borrachinha ou ligadura elástica (nome correto) serve para segurar o fio ortodôntico ao aparelho fixo e não só para ficar “coloridinho”.

Ah mas a borrachinha encarde! (Leia o “Borrachinha de aparelho estético: Por que elas amarelam?“)

Hoje em dia você tem várias opções de tratamento estéticos que não utilizam a ligadura elástica como o Invisalign, Ortodontia Lingual, Aparelhos Autoligados… leia o “Top 10 dúvidas sobre aparelhos estéticos!

Só para dar um aviso vou mostrar um paciente que insistiu em brincar de auto dentista e trocar a própria borrachinha. Veja o que aconteceu com ele:

borrachinha-de-aparelho

Photo Credit:

173 comentários

  1. Ah eu queria muito essas borrachinhas de formatos diferentes *-*
    no meu dentista nao tem ):

  2. Olá!
    Tenho 30 anos, coloquei aparelho estético recentemente, semana que vem é minha primeira “retorno” pra ajustar e trocar borrachinha. Se possível, gostaria de tirar umas dúvidas com você:

    1. A borrachinha realmente amarelou. Comi um miojo de galinha [não ria!] e a borrachinha ficou amarelo fosforescente imediatamente. Depois diminuiu um pouco a intensidade da mancha, mas não sumiu. A pergunta é: é possível trocar as borrachinhas semanal ou quinzenalmente? Isto atrapalharia o tratamento? Pois eu adoro comida japonesa mas não posso mais comer shoyu :(

    2. Existe algum material que garanta uma melhor higiene do aparelho? Estou usando a escova normal, a bitufo e a cônica. O uso de antisépticos bucais ajuda a garantir que a borrachinha fique mais limpa por mais tempo?

    3. Frequentemente, quando passo fio, arranca uma borrachinha… é normal isso ou as borrachinhas foram mal colocadas pelo meu dentista?

    4. Já vi que não posso trocar as borrachinhas em casa… rsrs… mas meu chefe também está usando aparelho estético e ele disse que a dentista dele colocou uma borrachinha que não mancha! Isso existe mesmo? Qual o nome da borrachinha pra eu poder pedir pra minha dentista?

    Desde já agradeço demais a atenção. E parabéns pelo site, tirei MUITAS dúvidas. Vc escreve muito bem!

    Abraços,

    Guga

    • Olá Guga,

      Vamos as respostas:

      1- Não é possível a troca semanal ou quinzenal das “borrachinhas”, este procedimento somente atrasaria seu tratamento e não é biologicamente recomendado. Hoje, existe o sistema de aparelho autoligado que não utiliza as “borrachinhas” para prender o fio. Do contrário os sistemas convencionais terão a desvantagem de ficar encardida de acordo com o tipo de corante contido no alimento.

      2- Você só não mencionou o uso do fio dental, de resto o kit higiene está correto. Outra desvantagem da ligadura elástica é sua composição de látex. O látex adere além dos corantes também placa bacteriana ou biofilme, portanto a consulta mensal ao ortodontista deve ser seguida à risca.

      3- Geralmente, as aletas dos braquetes seguram o elástico de forma efetiva. Pode ser a maneira como o fio dental está sendo utilizado. Porém, já tive experiência com aparelhos estéticos de policarbonato que soltavam as ligaduras elásticas! Por isso não as utilizo mais.

      4- Várias marcas e fabricantes vendem a milagrosa borrachinha que “não mancham!” Por experiência própria posso dizer que existem as borrachinha que mancham, e as que mancham mais ainda! Hoje, para o paciente não ter aborrecimento com sistemas estéticos utilizo somente o aparelho autoligado que não utiliza borrachinha.

      É um prazer poder tirar suas dúvidas pois os comentários funcionam como um termômetro de todo blog. Abs :)

  3. Boa tarde!
    Tenho 24 anos e devido à uma extração e para não colocar um implante, coloquei o aparelho estético, pois o espaço que ficou será preenchido pela erupção do meu ciso.
    Minha dúvida é mais ou menos parecida com a do Gustavo, estou utilizando cremes dentais “branqueadores”, anti-sépticos “whithenning”, enfim, tudo para tentar manter minhas borrachinhas limpas. Coloquei no início deste mês (01) e na quinta-feira (25) já fui ao primeiro retorno. Ele trocou o fio (já sinto aquela famosa “dorzinha”) e as borrachinhas (que já estavam “amareladinhas”). Entretanto ele mencionou que se eu quisesse, poderia ir lá e ele trocava elas para mim entre uma consulta e outra (só não perguntei se teria um custo), mas é lógico que vou ter bom senso e ir só daqui há uns 15 dias, caso eu veja necessidade. Estou evitando alimentos escuros (chocolates, cafézinhos, coca-cola).
    Doutor, se eu não me engano, ele me colocou o de porcelana, mas qual a diferença entre o meu e o autoligado?
    E por que não é biologicamente recomendado trocar semanalmente ou quinzenalmente as borrachinhas? Uma conhecida que trabalhou de secretária no consultório de uma ortodontista e usa aparelho fixo comum troca sozinha (não sei de quanto em quanto tempo), porém ela não tem essa preocupação que nós usuários do estético temos.
    Obrigada Dr. e espero suas respostas para os meus questionamentos.
    Um abraço!

    • Olá Rafaela,

      A diferença entre o seu aparelho de porcelana e o autoligado, é que este último não necessita colocar a borrachinha, pois o próprio braquete segura o fio ao aparelho. Portanto, os aparelhos que não são autoligados, necessitam da “borrachinha” para prender o fio ao aparelho.

      Estudos recentes desaconselham a troca de ligaduras elásticas ou a manutenção num período menor do que o de 21 a 30 dias, pois forças intermitentes num curto espaço de tempo, podem causar danos as raízes dos dentes, mais dor e movimentação mais lenta dos dentes. Isto é, além de prejudicar os dentes você atrasa o seu tratamento, ao contrário da lógica fazer manutenções sem dar o devido espaço de tempo para resposta do organismo só vai deixá-lo mais “estressado”.

      Quando uma pessoa resolve brincar de “auto-dentista” e trocar as próprias “borrachinhas” assume os riscos do prejuízo que esta conduta pode causar. É como fazer auto medicação, no caso da Ortodontia pode não matar mas ficar sem os dentes!

      Abraço

  4. Dr: Eu queria sabeer se teem como comprar as borrachinhas do aparelho em alguum lugaar escolheer a que agente quer e levar para o dentista?? poorq as que eu queroo não teem láa .

  5. Doutor, muito obrigada pela excelente explicação e resposta. Não querendo incomodar-lhe (já lhe incomodando), tenho mais três questionamentos:

    1 – Para que as borrachinhas fiquem menos “encardidas” devo tentar ao máximo evitar alimentos com corantes?

    2- Mesmo sabendo que a quantidade é muito baixa nos produtos que dizem clarear os dentes, vale a pena usá-los?

    3- Como descrevi anteriormente, coloquei o aparelho para preencher o espaço do dente que extraí devido à uma fratura “em pedacinhos” da raiz, sem condições para outra técnica a não ser implante ou aparelho. Demanda muito tempo para a erupção do meu ciso? Levando em consideração que os 4 são inclusos.

    Mais uma vez grata e ansiosa pelas suas respostas!

    • Olá Rafaela,

      Evitar ao máximo alimentos com corantes pode até funcionar, mas você está tratando dos dentes para deixar seu sorriso bonito, portanto não deve se penalizar tanto quanto já é necessário em um tratamento ortodontôntico. Por exemplo, você não vai mais comer chocolate até terminar seu tratamento???

      A quantidade de substância clareadora em dentifrícios (pasta de dente) é zero! Substância clareadora são remédios, nenhuma pasta de dente homologada no Brasil pode ter substâncias clareadoras em sua composição! Clareadores só por indicação profissional num tratamento odontológico. Se toda propaganda fosse verdadeira, nem de dentista você precisaria! Afinal, existe pasta de dente que elimina 12 problemas bucais!

      A erupção dos terceiros molares (cisos) por substituição num tratamento ortodôntico depende de vários fatores, como a densidade do óssea, tamanho da raíz do dente, tamanho do espaço a ser fechado, etc. Geralmente o paciente perde os primeiros molares, que deve ser o seu caso. Os primeiros molares tem em média 10 a 12mm de comprimento. Supondo que a velocidade de fechamento de espaço é de 0,6 a 0,8mm por mês, levará pelo menos um ano e meio para fechar o espaço do dente perdido. Normalmente a erupção dos terceiros molares ocorre após este período. Abs

  6. Boa noite Dr;

    Eu gostaria de saber o seguinte:

    coloquei o aparelho de safira e o dentista não colocou a “borrachinha”, porque???

    É verdade que o aparelho de safira é o melhor? ele amarela com o tempo?

    No mercado não tem aquele “aro” transparente também???? meu dentista colocou um branco e não gostei, ficou torto.

    desculpa estar perguntando para o Senhor, as vezes quando vc ou as pessoas lerem falarão: pq ela não perguntou isso para o dentista dela? mas é que sou tímida demais e quando chego lá não tenho coragem pra nada.

    Desde já agradeço

    • Olá Ailma,

      Se o seu dentista não colocou borrachinha, provavelmente é porque você está usando um aparelho autoligado. Saiba mais a respeito sobre os autoligados.

      Não existe aparelho melhor, existe o que melhor seu ortodontista domina e usa no dia-a-dia. O aparelho de Safira não amarela com nenhum corante.

      O que você refere como “aro” trata-se do arco ou fio ortodôntico. Infelizmente ainda não está disponível no mercado, um fio com boa propriedade estética.

      Fique à vontade para esclarecer suas dúvidas Ailma. Abraço!

      • Nossa Doutor Alexandre como vc é atencioso e educado, parabéns viu, esclareceu minha dúvida, se morasse aí com certeza vc já teria ganhado uma nova cliente!!!!

        Abraço

  7. atáah brigadaa.. é poorq eu entreii em um site vendendo éssas burrachinhas pra qm quiser mas devee ser furadaa , q penaa q não teem ): , mas eu posso exigiir q a minha dentista compre de outras cores ?? poorq é eu q pagoo todo mÊs ¬¬ .

    • Olá Jessyca,

      O fato de você pagar pelo tratamento de saúde não a deixa no direito de exigir condutas de um profissional! Você pode sugerir com “jeitinho” que ela adquira as cores que você tanto deseja! Será melhor e mais polido de sua parte! ;)

  8. Doutor, tô querendo saber se as borrachinhas transparentes do aparelho de safira amarelam assim como as outras ou ée só os bracketes que permanecem brancos sempre.

  9. Drº eu uso aparelho fixo a 1 ano, e já tem 3 meses que minha dentista só troca a borrachinha, e usa o seguinte argumento: só vou trocar a borrachinha para ativar o fio. Gostaria de saber se isso é correto? Ela também só faz a limpeza a cada 3 meses.
    Tenho também um dente meio tortinho na parte inferior que no momento se encontra ‘amarrado’ por um fio bem fino…ela não costuma explicar direito os procedimentos e isso me incomoda muito. Gostaria de saber se isso é certo pois acho que isso tudo é uma tática para ficar mais tempo fazendo tratamento.
    Obrigada Drº.

    • Olá Daniele,

      Essa pergunta recebo quase todos os dias de pacientes insatisfeitos com tratamentos anteriores de profissionais que as vezes “esquecem” de se comunicar com seu paciente. E a resposta é uma só: Não existe almoço GRÁTIS!

      Explico já! O profissional de odontologia que se especializa em Ortodontia faz um curso de 3 anos após formar-se dentista, investe em torno de cinquenta as vezes oitenta MIL reais nesta especialização pagos durante este curso. Nesta conta não entra o dinheiro gasto com materiais ortodônticos, nem a perda causada pelos dias sem atender no consultório para poder se especializar. Então, após tornar-se especialista o dentista deve cobrar no tratamento de seu paciente, desde sua responsabilidade como especialista, o investimento na sua profissão assim como os custos de um tratamento ortodôntico. Particularmente, procuro cobrar estes custos no início do tratamento ortodôntico do meu paciente e dividir o restante. Porém, sabemos que existem profissionais que não cobram no início, ou preferem fazer o marketing da clínica através de preços mais atrativos, as chamadas “mensalidades” ou “manutenções”. Neste modo de cobrança a conta não bate, pois se o tratamento for rápido o ortodontista fica no prejuízo! Portanto Daniele, não existe almoço de graça!

      Quanto a questão da “limpeza” ou tratamentos preventivos para controle de placa bacteriana depende do grau de risco individual de cada paciente, podendo variar de todos os meses até uma vez por ano. Quem irá determinar o intervalo destas prevenções é o dentista.

      Abs

  10. Obrigada Drº pela dica.
    rs

  11. Dr., eu gostaria de fazer um clareamento dental caseiro, fui ao dentista mas ele sugeriu que eu usasse aparelho antes, pois tenho um leve apinhamento nos dentes. Isso não me encomoda e eu também não tenho “paciencia” para ficar 2 anos com aparelho. Um outro fato importante é que meus terceiros molares ainda não nasceram (tenho 19 amos), não seria melhor esperar eles nascerem para ver se realmente preciso colocar um aparelho? O senhor acha que eu deveria usar o aparelho mesmo não me encomodando muito com o apinhamento nos dentes? Obrigada ;)

  12. Olá Doutor, tudo bem?
    Bom gostaria de esclarecer uma dúvida que já tenho há algum tempo. Bom, comecei a utilizar aparelho há um tempo e minha dentista estava fazendo a manutenção semanalmente. Após algumas semanas comecei a notar que meu dente estava ficando muito sensível (sensível até ao ar que entra na boca quando falamos) e começou a ficar escuro. Quando fui fazer a manutenção informei-a sobre o acontecimento e ela me disse que era apenas hipersensibilidade e me prescreveu um creme dental específico como tratamento. No entanto, não melhorou nada e quando voltei lá ela fez um Raio-x do meu dente e viu que teria que fazer um canal. Com isso, ela se esquivou da culpa e me indicou um dentista (que pelo amor de Deus, era o pior dentista que eu já vi na vida. Aí fiz o canal sofri dores horrendas, pois, tenho pavor de dentista e o fato de fazer um canal me deixou muito estressada e a anestesia não pegou direito. Mas, o fato é que meu dente está mais escuro e depois disso perdi toda a confiança na minha dentista, e como já tinha pavor de dentista, pois, tenho deficiências em minha arcada dentária como (descalcificação e perda do esmalte)e por isso sempre tive problemas dentários e ia com muita frequência ao dentista; agora não confio mais em nenhum dentista e tenho pavor deles.
    Mas, minha dúvida mais cruel é… A causa deste canal pode ter sido o fato de fazer uma manutenção semanal? E existe algo que posso fazer para recuperar a cor normal do meu dente?
    Deste já agradeço…

    • Olá Natasha,

      A sua dúvida é sobre conduta clínica e tratamentos de profissionais. Como não possuo exames de diagnósticos como Raio-X, cefalometrias, fotos, não posso avaliá-la e nem sequer emitir juízo sobre os tratamentos realizados pois seria anti-ético. Quanto ao dente escuro, após o tratamento endodôntico (canal) estar concluído, você pode realizar clareamento interno deste dente se o motivo for intrínseco, isto é, se o escurecimento veio de dentro para fora.

      Abs

  13. Bom dia Dr.
    Vou instalar o aparelho daqui algumas semanas e gostaria de uma dica de cor de borrachinha que fique menos amarela ou desbotada até o dia de fazer a troca.
    Obrigado.

  14. Oi, eu uso o aparelho disjuntor palatino, coloquei no início de setembro e vou tirar no início de dezembro, mas o meu ortodontista vai colar o braquetes agora em novembro… Eu queria saber já que eu vou ter que escolher cores mais cedo se é só aquelas cores do programa que existem?
    e se existem borrachinhas em outros formatos, como, por exemplo: em formato de naipes de jogo de carta, de formas geométricas como triângulo quadrado, etc…
    E também eu queria saber por que certas pessoas tem que usar aquela borrachinha toda junta?
    desde já obrigado.

    • Olá Guilherme,

      Existem uma infinidade de cores que mudam com a moda e o tempo. Vários fabricantes procuram sempre lançar uma nova cor no mercado! Portanto, existem mais cores do que estão aí no programa.

      Existem ligaduras elásticas de vários formatos, porém por experiência própria, essas ligaduras acumulam mais placa bacteriana, se o paciente não tem boa higienização ninguém consegue chegar perto por causa do mau hálito que causa. Então, se for usar pense bem antes.

      O elástico em corrente, esta borrachinha que você citou como toda junta serve para movimentações específicas e não deve ser usado só para enfeite, pois pode prejudicar os dentes. Quem irá determinar este uso é o seu ortodontista.

    • é verdade néh . bom eu acho que com o tempo que a gente usa os dentes vão se endireitando e fica junto e dá a impressão de que tá grudado

  15. eu vou colocar aparelho fixo com as borrachinhas atrás assim que o raio x estiver pronto que cor você acha que devo colocar primeiro ??????

  16. dói colocar o aparelho fixo?? com aquelas borrachas atrás??..?/..

  17. eu acho que depende da pessoa por que minha amiga colocou e nem doeu só nos primeiros 3 dias…….

  18. Coloquei aparelho há 3 dias,
    antes de coloca-lo, a dr fez um planejamente me apresentando, os tipos de aparelhos, e também o que eu precisaria usar, ao me apresentar o planejamento, ela disse que para os meus dentes ficarem perfeito, eu precisaria arrancar um dente da parte inferior, um bem da frente, logicamente não quis ficar banguelo principalmente do dente da frente, logo ela me jogou uma segunda opção, disse q não precisaria arrancar o dente, mais q a mordida n ficaria certa, e que necessariamente só os da parte superior precisaria ficar corretos.. justamente isso que não entendir Dr.
    Existe isso mesmo, só a parte superior ficar corrigida corretamente?
    abs
    att: paulo Rodrigues

    • Olá Paulo,

      A sua dúvida é sobre conduta clínica e tratamentos de profissionais. Não é possível fazer uma avaliação sobre caso clínico, portanto, a melhor opção é você conversar com seu ortodontista e decidirem juntos o melhor plano de tratamento.

  19. Olá Doutor. Uso aparelho a quase um ano, e uso a banda… um amigo meu também usa aparelho fixo mas só usa o tubo pq a dentista dele falou que é o mesmo resultado e mais higiênico.
    Qual é a sua opnião?
    Grato

    • Olá Mayara,

      Atualmente, os ortodontista estão preferindo utilizar o tubo colado ao invés de bandas, porém isto não é regra. Existem casos ortodônticos em que a banda é o único meio para movimentação dos dentes. Quanto a higienização, se o paciente não escova e não utiliza o fio dental vai acumular placa com ou sem banda.

      Abraço

  20. ola DR. minha mordida é entre aberta utilizo o aparelho fixo faz um mes,minha dentista me informou que posso esta extraindo dois dentes se caso a mordida não fechar isso é correto Dr.fiquei muito nervosa na hora.

    • Olá Nadija,

      Você deve tratar em um Especialista em Ortodontia que confia. Caso você não se sinta segura, você tem a liberdade de pedir uma segunda opinião, mas somente numa consulta com todos os exames em mãos o profissional conseguirá emitir uma opinião. Abraço

      Abraço

  21. existe mesom aparelho desse tipo?

  22. existe mesmo aparelho desse tipo?

  23. Bom, anteriormente fiz uma pergunta, e gostei da sua resposta! Tenho mais algumas perguntas para fazer:
    O dentista colocou em mim o aparelho fixo sem as bandas. Isso é devido a eu usar o disjuntor palatino ainda?
    Meu amigo colocou aparelho fixo também, mas eu achei estranho porque os braquetes e o arco são pretos e nao metálicos… O senhor poderia me dizer porquê?
    Meu dentista falou: evite comer coisas muito duras, não que você não possa comer mas cuide, se não seu braquetes quebram. Quando ele falou quebram quis diser descolam do dente ou quebram mesmo? tipo quebram aqueles “dentinhos” que seguram a borrachinha?
    Também fiquei meio preocupado com uma amiga minha que usava aparelho no céu da boca ja tinha uns 6 meses, ela falou que se irritou e arrancou fora em casa mesmo, e quando ela contou para o dentista dela ele nem ficou bravo ele falou que tava tudo bem. Isso não é correto né? se fosse eu, eu ja levava um chingão kkk. Bom mas desde já obrigado…

    • Olá Luiz,

      Vamos por partes:
      1- Esta primeira dúvida é clínica somente o seu dentista pode responder a esta dúvida
      2- Nunca vi braquete e arco cor preta! Deve ser algum aparelho novo
      3- Sim, você deve evitar alimentos muito duros para não soltar o aparelho
      4- Não, nunca é correto brincar de auto-dentista! Isto só traz prejuízo para própria saúde

      Abraço

  24. vou colocar aparelho na outra quinta nao sei qual cor vou escolher

    AI me ajude

  25. Cara tipo assim, eu uso aparelho sabe, ai tipo dias atras meu dentista disse que eu tenho que tirá-lo, mais eu não quero, mesmo com os dentes todos ajeitados eu posso continuar com o aparelho? PLEASE RESPONDAM ?*

  26. ai eu queria muito essas cores diferentes no meu dentista so tem cor ridicula eu nao tiro mais o verde da minha boka k@#$% eu quero cores legais aond compro em belem?

  27. Boa tarde, doutor!
    Me chamo Pedro e tenho 19 anos.
    Daqui a uma semana vou colocar aparelho. Meu dentista explicou que no caso do meu tratamento, terei que extrair dois dentes da parte superior. Ele me explicou que, com o tempo, os espaços deixados pela extração serão totalmente fechados pelo aparelho. Entre muitas explicações complicadas, ele me disse que eu tenho o maxilar muito grande comparado com a mandíbula, o que justifica um biquinho que eu tenho. Gostaria de saber se a extração de dentes é um procedimento comum em tratamentos dentários (de forma que não há como ser evitada) e se posso ter algum prejuízo pela falta desses dentes.
    Agradeço muito pela atenção.
    Um abraço!

  28. ola tenho 13 anos e qeria saber se eu posso colocar aparelho de infeite ? …
    eeu qeriia saber tanbem os dias certos para a troca das borraxinhas ?

  29. ee tanbem qeriaa saber se ee obrigatorioo troca mês eem mês ? ” .

  30. Ola boa Noite.
    è possivel usar o disjuntor palatino e o aparelhor “fixo” ao mesmo tempo??
    OBRGD..

  31. Doutor, perguntei ao meu dentista se poderia usar o aparelho autoligado estético (tipo Damon Clear) pois é transparente e como não utiliza borrachinhas não teria o problema de amarelar. Ele me respondeu que não utiliza esse aparelho porque ele é muito frágil e quebra com muita frequencia. Isso procede? Obrigada pela atenção.

  32. Dr, obrigada pela resposta! Gostaria de tirar mais uma dúvida! As radiografias que eu fiz mostraram que estou com uma cárie incipiente em um dente, porém o dentista disse que é melhor não removê-la por ser muito insignificante, digamos assim. Dizendo ele corre o risco de estragar o dente tentando retirar essa cárie. Achei meio estranho, sempre pensei que cárie tinha que ser retirada, sempre! Qual a sua opinião sobre o assunto?

    • Olá Lara,

      Este é um ótimo questionamento! :)
      Cárie é doença, e como qualquer doença deve ser tratada! A cárie incipiente ou inicial, dependendo do risco de cárie do paciente, pode remineralizar naturalmente após alguns meses pela própria ação da saliva e higienização. Por outro lado, pacientes com maior risco de cárie, devem passar por um protocolo terapêutico de remineralização induzida. Portanto, seu dentista irá escolher o melhor tratamento para o seu caso.

  33. Ah, e com qual aparelho estético autoligado o Sr. trabalha?

  34. Boa noite, doutor.
    Meu maxilar é maior do que o normal. Me parece que em situações como essa a pessoa tenha consequentemente problemas não apenas estéticos como funcionais dos dentes. Minhas dúvidas: (1)Sempre que alguém possui o maxilar maior do que o normal tem que passar pela cirurgia ortognática? (2)Se não for em todos os casos, a partir de qual dimensão do tamanho do maxilar é preciso fazer essa cirurgia? (3)Há casos em que só o tratamento ortodôntico já pode corrigir esse problema?
    Gostaria de já ter um pouco sobre isso em mente antes de procurar o dentista.

    Obrigado!

    • Olá Kinomoto,

      Esses questionamentos somente podem ser respondidos por um Ortodontista através de exames clínicos e radiográficos infelizmente. ;) Abraço

      • Sem problema. Os meus exames já chegaram e, conversando com o meu ortodontista, ele me explicou que o meu caso não exige essa cirurgia ortognática. Os meus problemas dentários seriam resolvidos com a extração de dois dentes e o uso do aparelho.

  35. olá, bom eu coloquei meu aparelho fixo a 1 semana, e coloquei o anel do aparelho há 1 dia, só que o brade( aquele fiozinho que envolve o aparelho) soltou na ponta que liga ao anel e está incomodando! O que o senhor recomenda? Corto eu msm ou aguardo a minha consulta?

  36. Boa noite!
    Doutor,é verdade que as manchas brancas provocadas pela desmineralização do esmalte dos dentes,permanecem,mesmo após remineralização?

    • Olá Rita,

      A mancha branca, cárie inicial, desmineralização como também são conhecidas causa uma mancha indelével nos dentes. Portanto, uma vez manchado nunca mais irá desaparecer. Existem alguns tratamentos alternativos para disfarçar a mancha. Marque uma consulta com seu dentista e converse sobre isto. Abraço

  37. OLA DOUTOR TENHO UMA DUVIDA COLOQUEI APARELHO FIXO A SEIS MESES ATRAS EO MEU DENTISTA NAO TERMINOU DE COLOCAR O APARELHO NEM NA PARTE DE CIMA AINDA E NORMAL ESTA DEMORA.

  38. Boa Tarde dr,

    Tenho algumas duvidas e gostaria se possivel que você me respondesse..

    Eu uso a 2 meses o aparelho estético, e faço manutenção em uma clinica que tem vários dentistas, então.. toda vez que vou lá faço com um dentista diferente, então.. como eu ja havia usado aparelho antes, e eu fazia manutenção em uma clinica que eles tinham o controle de tudo que colocava no meu dente sabe? eu tinha uma fixinha lá, e eles anotavam tudo.. já nessa que eu to eles nao tem controle de nada, eles olham pro meus dentes e colocam algo, sem nem saber o que eu ja fiz, ou coloquei sabe? eu gostaria de saber o que voce acha sobre isso? o dentista tem como saber o que fazer so em olhar?

    • Olá Duda,

      Difícil pergunta esta hein! Não posso julgar o modo de trabalho de colegas, mas posso dizer como eu trabalho. Todos os procedimentos são anotados em ficha clínica e assinado pelos pacientes. Os procedimentos da próxima consulta já são anotados na consulta anterior. Deste modo, qualquer profissional que for atender já saberá o que fazer em uma próxima consulta. Abraço

  39. É VERDADE QUE A BORRACHINHA TRANSPARENTE COMEÇA A AMARELAR COM O PASSAR DOS DIAS ?

  40. Boa noite Doutor.

    Um braquete do meu aparelho soltou, amanha estou indo ao dentista somente para colar esse braquete. Quando isso acontece o dentista troca todas as borrachinhas? Mesmo não sendo o dia da manutenção mensal?

    Obrigado

  41. Boa tarde Drº! Coloquei aparelho fixo de porcelana e segundo meu ortodontista, prar evitar de as borachinhas ficarem amarelando ou manchando ele prefere fazer uma amarração, prendendo o fio ao bracket. Realmente visivelmente a impressão é boa, mas quero saber se isto procede e se não vai comprometer muito o resultado?! Obrigada e parabéns pela pag, muito esclarecedora!

  42. Doutor estou usando aparelho de porcela a um mês.O meu problema é que ao extrair dois dentes na parte inferior,minha arcada dentária modificou bastante,um lado superior deu grande descida,deixando a boca ao sorrir um pouco torta.So que já vou completar 40 anos.Pela a sua grande experiência,o senhor acha que é possivel com o uso do aparelho o lado que está torto voltar o normal?Mesmo com essa idade?
    Qual seria o procedimento mais correto a se fazer?

    • Olá Michelli,

      O aparelho ortodôntico tem o objetivo de alinhar e nivelar seu sorriso. Por isso seus dentes já eram tortos antes do início do tratamento. Com o início do tratamento você passou a reparar mais no desalinhamento deles. Quanto a procedimento somente seu ortodontista pode responder, pois varia de profissional para profissional. Abraço

  43. Dr.Alexandre vou usar aparelho mais não sei se doi ,mas vou usar assim mesmo, qual remédio tomar dpois e as borrachinhas coloridas? Bjs

  44. ola dr:sexta feira vou colocar o aparelho
    mais o meu dentista disse que não iria ficar sem por cento:(
    tem realmente casos que não tem o resultado esperado pelo paciente?
    e dentes que foram feitos canal corre o risco de quebrar já que não pode comer coisas duras nos dentes tratados?

    • Olá Amanda,

      Sua dúvida é técnica. Somente uma consulta com o ortodontista exames adequados podem responder a sua dúvida. Abraço

      • Obrigado doutor
        Bom fui a consulta ontem e como ele tinha dito antes só o aparelho não vai resolver meu caso.ele disse que tinha que fazer uma cirugia no osso pq tenho o sorriso muito alto e pelo que entendi teria que remover o osso ou coisa parecida.
        a pergunta agora é essa cirugia é arriscada?o sr já fez ou viu um caso assim?
        obg pela atenção beijos.

        • Olá Amanda,

          A Cirurgia Ortognática, que é a cirurgia dos problemas relacionados a boca e face, tem os mesmos riscos de qualquer cirurgia. E sim, o sorriso gengival é um problema que pode ser resolvido cirurgicamente em casos mais graves. Abraço

  45. posso trocar as ligaduras de 15 em 15 dias, tem dois anos que estou usando aparelho, e fazia manutenção so de tres em tres meses, agora tem seis meses que não faço devido a mudança de cidade…
    outra pergunta….trocar as ligaduras ajusta os dentes? porque quando troco sinto dores
    Obrigado

    • Olá Dyme,

      As consultas ortodônticas com intervalos menores do que 28 dias, tendem a atrasar o tratamento, é o que comprovam estudos científicos recentes. Trocas as ligaduras elásticas é somente um dos aspectos do tratamento, existem todo um raciocínio de tratamento que incluem uma mecânica mais complexa por parte do profissional. Abraço

  46. eu uso aparelho a 2 anos e 1 mês. Esta necessidade surgio por causa de um problema chamado de ATM, melhorou quase 100% depois que passei a usa aparelho, mas ainda sinto, quando abro a boca um lado do maxilar mais alto que o outro em eu dentista disse que ja esta perto de terminar meu tratamento. Isso é normal? Estou pensando em procura outro dentista!! obrigada!!

    • Olá Rayssa,

      Existe um engano por parte dos pacientes e profissionais da odontologia em acreditar que tratamento ortodôntico resolvem DTMs (Disfunção Têmporo mandibular) ou problemas na ATM (articulação têmporo mandibular) o que não tem nenhuma relação comprovada cientificamente. Mas reforço novamente, que tratamento ortodôntico NÃO resolve problemas na ATM. O profissional da odontologia responsável por diagnosticar e tratar deste problema são os dentistas Especialistas em DTM e Dor Orofacial. Abraço

  47. bom dia doutor eu comprei as borrachinhas do aparelho e eu mesmo fiz as trocas gostaria de saber ser esse procedimento sozinho e muito arriscado pois ate agora naum tive nem um problema deis de já agradeço e espero resposta??????

  48. Hum… Então vou procurar sim.
    Muito abrigada!! xD

  49. doutor vou a minha primeira manutençao ,posso mudar de cor de graça ou tenho q pagar??

  50. Olá boa gostaria de sabe se e normal isso: meu dentista faz 1 ano e meio que em vez dos elasticos coloca amarilhos (uns arames fininhos) e axo iso vei ja falei cm dentista e ele diss ñ os amarrilhos sao melhor e tal. quero sabe se e normal e correto isso?

    • Olá Manoel,
      A colocação de amarrilhos metálicos ao inves da ligadura elástica e uma forma de trabalho adotado por alguns ortodontistas. Nao e uma forma errada, ao contrario torna-se mais higiênica pois junta menos sujeira do que a borracha. Acontece que a maioria dos pacientes prefere as borrachinhas coloridas. Você pode conversar com seu ortodontista e ver se ele trabalha também com as borrachinhas coloridas. Abraço

  51. ola doutor td bem? doutor eu uso o aparelho disjuntor palatino no ceu da boca a quase 5 meses, só que eu tenho 17 anos então o ceu da minha boca não abriu, somente os dentes que se inclinaram, ai o meu dentista disse que as chances do dente voltar é muito maior isso é normal ou o ceu da boca deveria ter abrido ou seja o osso ter rompido?tenho medo de ta gastando tanto e depois correr o risco dos meus dentes voltarem td de novo… eu coloquei o aparelho fixo da parte inferior mesmo tando com o expansor tem algum problema ta usando os dois? eu tiro o expansor agora dia 20 mais to com muito medo dos meus dentes voltar… ha outra coisa eu coloquei o fixo aquele de borrachinhas coloridinhas da parte inferior no dia 10 de março e vou voltar pra fazer retorno no dia 20 de abril, pode demorar esse tempo todo? as minhas borrachinhas era lilas clarinha porem elas encardiram td depois q eu comi uma tangerina, o que eu devo fazer pra elas voltar a cor normal? ou elas não voltam mais só trocando? que cor encardi menos? desde ja agradeço pela resposta

    • Olá Jéssica,

      Todas estas duvidas serão sanadas com uma conversa com seu ortodontista. Exponha estas duvidas para o seu profissional e veja que seus problemas podem ser resolvidos sem maiores preocupações. Abraço

  52. Bom Bia!
    Eu Tenho 15 Anos e tenho uma duvida:

    Coloquei meu Aparelho ontem, e meu dentista não colocou em todos os meus dentes de cima so colocou na frente e atras ele não colocou, e normal?

  53. Doutor!Gostaria de fazer uma pergunta,meu aparelho fixo caiu uma borrachinha faz mal?

  54. oi doutor tenho 18 anos e uso aparelho fixo a 6 meses e minha mordida eh cruzada, tem como arrumar a mordida com o aparelho fixo? pois minha dentista falou que pela minha idade o aparelho que abre o céu da boca não ia funcionar devido a minha idade oq vc acha?

    • Ola Jaque,

      É isto mesmo!O tratamento com Expansão Rápida da Maxila só é efetiva durante a fase de crescimento de uma criança. Passada esta fase, é recomendada e Expansão Rápida Assistida Cirurgicamente para descruzamento da mordida. Abraço

  55. Olá´Dr. irei colocar aparelho daqui umas semaninhas mais estou com medo da dor pois todos falam ser absurdas, o que faço para ameniza-las?
    De quanto em quanto tempo se troca a borrachinha?
    Eu tenho um dente de vidro , voce acha que o aparelho pode prejudicar o dente ?
    Obrigada

  56. Olá tenho 28 anos uso uma protese móvel com os dois dentes da frente que eu perdi, interrompi tratamento ortodontico a dois anos, agora queria continuar tratamento pra alinhar meus dentes dos lados que estao separados e gostaria de colocar 2 dentes provisórios fixados ao aparelho, seria possivel??? eu fui em 2 dentistas aqui em Florianópolis os dois tentaram me convencer a fazer um implante, coisa que nao posso, financeiramente falando.. nao sei mais onde procurar..
    Obrigadaaaaa desde ja

  57. OLÁ DR GOSTARIA DE UMA INFORMAÇAO USO APARELHO A MAIS OU MENOS 2 ANOS E MEIO , ESTOU COM DEPRESSAO E TEM UM ANO QUE NAO FAÇO MANUTENÇAO, SERÁ QUE POSSO CONTINUAR O TRATAMENTO?

  58. SOU A MESMA AI DE CIMA , NAO TENHO VNTADE DE NADA , MAS AGORA DECIDI QUE VOU VOLTAR A ME CUIDAR , DAR O PRIMEIRO PASSO PRA SAIR DESSA DEPRE

  59. Olá Doltor,
    Tenho 33 anos e há 8 meses coloquei o pararelho fixo metálico, mas devido a uma cirurgia neurológica que fiz a 2 anos atrás, tenho que fazer ressonância magnética da cabeça para acompanhar a evolução da cirurgia, então precisei tirar o aparelho, e já agendei o retorno para recolocar. Queria saber se o pararelho de porcelana é recomendado para colocar, assim quando precisar tiro apenas o fio.

  60. Boa tarde Dr.
    Tenho 63 anos, os dentes superiores para frente, mais baixos que os inferiores e tres jaquetas com pinos do próprio dente nos dentes superiores da frente. Meus dentes são firmes mas ja estão bastante manchados , então gostaria de saber se com essa idade ainda posso usar aparelho de correção, pra depois usar aquela placa importada sobre todos os dente para melhorar a aparencia sem ser preciso tirar os dentes pois como disse eles estão firmes, ao contrário dos inferiores que estavam moles e eu já retirei todos fiz carga imediata e estão com aparencia ótima. Agora preciso resolver os superiores pra completar pq são os mais aparentes e apesar de tratados estão realmente feios, grata.

  61. Dr,quero tirar uma dúvida na questão de preços.Sei que cada Dentista tem sua “tabela” do mesmo.Por favor,se não for muito desagradável,gostaria que você me respondesse:Há um mês eu coloquei meu aparelho estético de safira,me cobraram R$1.000,no entanto,o slot que me foi colocado é o metálico.E o preço da manutenção que me foi passado foi R$90,00,coloquei lá justamente pelo preço.Só que ao voltar agora para fazer a primeira manutenção,ela estar me cobrando outro valor,por eu ter optado tudo estético(slot e ligaduras)Isso é certo?O valor de R$1.000 já não ta incluso o aro branco?P.S:Não estou questionando o valor da manutenção e nem da falta de palavra da mesma,mas sim dos R$1.000 que eu paguei e que me foi colocado só os bracktes transparentes.Antecipadamente Agradeço!

    • Olá Raíssa,

      Cada profissional tem sua forma de cobrança, mas o ideal é combinar tudo o que vai ser feito antes de começar o tratamento. Claro que em alguns casos, pode haver mudanças, e tirar todas as dúvidas antes de iniciar o tratamento é fundamental para não haver desentendimentos depois. Abraço

  62. Gostaria de saber quais alimentos e tipos de corantes menos adequados para as borrachinhas translucidas do aparelho de safira. Coloquei o aparelho de safira e minha dentista disse que a borrachinha mudaria muito pouco de cor, talvez se tornaria esbranquicada. A minha chegou a ficar meio esverdeada, e escovo os dentes muito bem, sempre após me alimentar e passo fio dental todos os dias. Reparei que após comer um pao de forma integral, a borrachinha escureceu. O pao tem uma farinha marrom, será que isso pode ter deixado as gominhas verdes?

  63. olá Dr. gostaria que o sr. me esclarecesse uma dúvida, coloquei uma borrachinha verde, mas quando cheguei em casa odiei… posso retornar ao meu dentista e pedir para que ele troque novamente antes da minha consulta no próximo mês ?

  64. Olá Dr. Alexandre, eu iniciei meu tratamento ortodôntico com um ortodentista, mas após algum tempo, não senti muita confiança nele e resolvi procurar outro que me transmitiu mais confiança.
    Minha dúvida é que este segundo disse que não utilizaria mais o aparelho de porcelana que já possuo, pois ele apresenta muito atrito e atrasaria o tratamento. A única possibilidade estética que ele trabalha seria o de safira.
    Confesso que fiquei meio desconfiado, pois agora acredito que ele não quer assumir outro paciente obter o lucro referente à instalação do aparelho… Essa afirmação dele procede? Abraço

  65. Dr. Alexandre, tirei algumas duvida no post. Estou colocando o aparelho a 4 meses, e uma coisa me deixou encafifada, é normal colocar a banda e não cimenta-la? pois numa masticação quase quebreios dentes, ela soltou e vi até estrelas, isso é normal?
    Sheila.

  66. ola?
    eu uso aparelho fixo a 1 ano e quaro meses eu comi salgadinho e os elásticos ficaram amarelos tem alguma coisa que eu possa fazer para que eles voltem a o normal

  67. ola?
    eu uso aparelho fixo a 1 ano e quaro meses eu comi salgadinho e os elásticos ficaram amarelos tem alguma coisa que eu possa fazer para que eles voltem a o normal

  68. dr,quando eu vou ao meu dentista ele so troca a borrachinha,isso esta correto?

  69. Dr… minha filha colocou aprelho e o braquete dela caiu… eu liguei pro dentista e ele disse que eu so retornaria mesmo no dia da consulta marcada… só que vai passar mais de dois meses… isso é correto?

  70. Boa tarde Dr.

    Cometi a loucura de colocar as benditas borrachinhas transparentes, comi cural e amarelaram, escovei os dentes logo após e clarearam, no dia seguinte comi vegetais e ficou verde fluorescente! Adorei o tom mas vai desbotar, certeza! Tava pensando em passar corante de bolo azul na boca pra ver se neutraliza e faça parecer que não é efeito de sujeira, afinal ninguem come alimentos azuis. Sera que posso? Sera que desbota?

    Obrigado!

  71. Ola doutor. Meus dentes eram tortos e estou usando o aparelho fixo e quase finalizando o tratamento, entretanto, minha dentista falou que eu tenho mordida aberta e por isso tenho que usar ligas, 4 ligas ao todo. Entretanto, não me senti bem por uma questão estetica e não gostaria mais de usá-las, gostaria de saber se eu finalizar o tratamento sem corrigir a mordida aberta corro risco dos dentes apiarem novamente?

  72. Dr. Boa tarde! Tenho uma dúvida. Eu sei que cada paciente tem um tratamento diferenciado,até porque cada um tem um caso diferente.Mas meu dentista colocou aquelas borrachinhas entre os dentes molares e me deu de 7 a 10 dias pra colocar aquele anel de ferro do aparelho.Nos dentes de cima ele demorou 11 dias para trocar pelos anéis de ferro.Coloque o anel de ferro e me pediu de duas a três semanas pra cola desse anel secar legal.Enquanto isso, na parte de baixo,eu já estava 7 dias com essa borrachinha.E ele marcou pra semana seguinte, pra colocar o anel de baixo. Quando eu fui na consulta marcada,esperando que ele trocasse as borrachinhas debaixo pelo anel de ferro,já que ele tinha me dito que iria esperar semanas pra cola do anel de cima secar,ele simplesmente me surpreendeu e montou o aparelho de cima.Montou todo o aparelho de cima! Esperei que nessa mesma consulta ele colocasse o anel de ferro de baixo,já estou com as borrachinhas debaixo HÁ 14 dias,pra algo que ele iria fazer de 7 a 10 dias.Conclusão:Ele marcou uma consulta pra semana que vem,nessa consulta ele ira colocar os anéis de baixo e eu vou estar completando 23 dias com essa borrachinha nos molares.Explicando que: essas borrachinhas são aquelas que abre espaço entre um dente e outro.A minha duvida é: Ele esta trabalhando da forma correta ou ele esta ganhando tempo?
    Outra: Quanto tempo leva pra trocar as borrachinhas coloridas do aparelho? O meu dentista não me passou nenhuma forma de higiene pro aparelho e escovar com escova normal estar me incomodando e não consigo usar o fio dental corretamente. O que fazer?

  73. doutor eu quero saber se eu posso botar essas borrachinhas de copas

  74. Doutor , quero saber quem coloca o aparelho palatino , coloca tambem araminho na frente e as borrachinhas ?

  75. Doutor estou usando aparelho auto-ligado,eu posso pedir pra minha dentista tirar e colocar o tradicional?

  76. eu uso aparelho quantas vezes devo escovar os dentes durante o dia? Pq tem certos alimentos que ficam preso nos dentes causando grande incomodo ou nao tem quantidade determinada sempre que comer algo que fike preso entre meus dentes devo escovar os dentes independente do tanto de vezes que eu ja tenha escovado anteriormente!!! Desde ja agradeço

  77. oi meu nome é edlouisy hay moro na cidade de são josé da laje estado de alagoas e queria saber se posso ta trocano pq fica muito encardido .

  78. Ola! Eu faço tratamento de correção dentária a 2 anos, no entanto até o presente momento não “apertaram” se quer o meu aparelho, o máximo que fizeram foi realizar uma extração na parte inferior de minha arcada, é normal isso??
    Eu tenho os dentes arcados por conta de sucção de dedo na adolescência, no entanto eles só realizam a troca de ligadura elástica e falam toda vez que vou realizar manutenção que vão ativar. Porém só colocam uma espécia de arame em cada braquete que eles giram! giram! giram! e mais nada, o espaço em que o dente foi extraido continua o mesmo, e por conta do que já ouvi falar que quando se aperta o aparelho fica dolorido entre outras sensações comigo isso ainda não aconteceu. Gostaria encarecidamente de saber se essa clinica está agindo de forma procedente ou estou perdendo dinheiro com a mesma??
    Agradeceria muito se obtivesse uma resposta quanto a esse assunto pois estou me sentindo lesada com esse situação.

    • Olá Rosangela,

      Sua pergunta é clínica e somente uma consulta com um ortodontista e realização de exames complementares poderiam responder a sua dúvida. Sugiro que você converse com seu ortodontista a fim de que ele dê uma posição sobre seu tratamento ortodôntico.

  79. VOCÊS CONSEGUEM COMPRAR POR AQUI:

    htps://www.damerica.com.br

    DOUTOR, NAO FIQUE BRAVO, MAS INTERNET É ASSIM: PERGUNTOU NÓS RESPONDEMOS!

  80. Dr: eu coloquei um prótese no dente da frente só que ele ficou muito feio , falei com a Dr, ela falou que eu teria que ficar com a prótese provisoria ate o final do tratamento do parelho .

  81. Doutor, por favor eu preciso de uma orientação.
    Faço tratamento ortodôntico a mais de 3 anos, onde a mais de um ano fiz uma extração que até hoje não fechou e mais eu nunca passei pelo processo de “aperto” se é que é dessa forma que devo chamar o que deve ser feito para minha arcada começar a se movimentar. Consultei inúmeras pessoas que já tiveram extração, e o máximo de tempo que demorou pra fechar onde houve extração foi de 8 meses. Como posso estar em um local onde até hoje não vi nenhum resultado. Toda vez que vou fazer manutenção eles só trocam a “borrachinha” e uma vez ou outra colocam um aramezinho bem fininho e ficam girando e mais nada isso por 3 anos se não mais. Obs: tenho os dentes arcados por conta de sucção do dedo polegar. Me ajuda, pois acredito estar sendo lesada porém quero entender melhor o assunto e saber se realmente existe algo errado antes de tomar medidas judiciais quanto a esse assunto. Desde ja muito obrigado

    • Olá Rosangela,

      Tratamentos ortodônticos com extração de dentes costumam demorar mais do que tratamentos sem extração mesmo. Converse com seu ortodontista sobre o andamento do seu tratamento e se ele tem alguma previsão de quanto tempo você vai precisar para finalizar seu caso. Abraço

  82. Dr. Uso aparelho fixo com as borrachinhas, porém uma delas soltou e ficou “na metade” entre o quadradinho. Tem algum problema ou somente se a borracha se soltar por inteiro?

  83. alexandre.. tem lojas onde vende aparelhos odontologicos….porem nao durao tanto e o branco fika amarela se tomar coca ,comer miojo etc.. goswtaria de saber se e recomendado usa las bjsss obg

  84. ola eu tenho aparelho a ano e eu costaria de saber aonde vende essa borachinhas novas bem grosas pq no meu dentista nao tem ou se eu pedi e paga eles trais.grato obrigada.

  85. Boa tarde Dr, uso aparelho ordtodontico a três meses, ontém na consulta a dentista amarrou uns fios de arame em volta dos brequetes, pode por favor me dizer porque e como isso ajuda no tratamento?

    Obrigada desde já.

  86. aparelho estético da algum problema nos dente ??

  87. Olá doutor
    Em relação as borrachinhas..
    1.Elas são colocadas ao redor dos breath,que tem quatro suportes onde as borrachinhas se engancham.Se a borrachinha sai de um desses suportes tem algum problema?
    2.Por escovação ou até mesmo por encostar um garfo no meu dente,vi que aconteceu isso comigo.A borrachinha fica sobre 3 suportes do breath.Com isso ela pode cair toda ou quebrar a qualquer momento?Ou eu posso ficar despreocupado e não preciso ir ao dentista.
    3.quando essa borrachinha afasta um pouco,eu mesmo tento ajeitar ela pra ficar sobre os quatros suportes do breath.fiz isso uma vez e não consegui..Tem algum problema essa auto ortodontia?o que pode acontecer de ruim se eu voltar a fazer isso?
    4.Você é um dentista muito paciente viu.porque a minha dentista começou a se incomodar porque eu fico perguntando demais.Se fosse da minha cidade eu seria teu cliente.grato se a respota vier..

    • Olá Paulo,

      Vamos as respostas: 1-sim, as quatro aletas dos braquetes devem ser preenchidas pelos elásticos para produzirem um movimento efetivo. Em alguns casos o ortodontista não consegue colocar em todas as aletas até se obter um maior alinhamento dos dentes. 2- Não precisa ficar preocupado se está próximo da sua consulta com o ortodontista. 3-Como eu disse anteriormente, as vezes o ortodontista não preenche todas as aletas por estar realizando movimentos específicos. Abraço e agradeço o comentário.

  88. A minha dra., mesmo sabendo que sou fumante, colocou um borracha transparente para o meu tratamento. Resultado: uma semana depois, tudo amarelo. Eu falei com ela que não poderia em hipotese alguma usar a transparente, mas enfim….
    Existe alguam maneira de limpar ou amenizar, consideravelmente, este amarelado?

  89. Oi
    Coloquei aparelho de enfeite , e quero trocar as borrachinhas ,
    depois de quanto tempo posso trocar as borrachinhas do aparelho de enfeite ?

  90. doutor eu posso comprar as (borraxinhas) da cor que eu quero e leva pro meu dentista trocar? pois a cor que eu quero nunca tem lá. OBG DESDE DE JÁ :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget