Capa » Aparelho Fixo » Aparelho Ortodôntico o que é? Top 10 dúvidas!

Aparelho Ortodôntico o que é? Top 10 dúvidas!

Aparelho Ortodôntico Fixo, Aparelhos Estéticos, Aparelhos Autoligados, Invisíveis… enfim, vou esclarecer as top 10 dúvidas recorrentes dos pacientes. Já falei em outra ocasião sobre o assunto no post “Top 10 dúvidas antes de colocar aparelho!” onde também é possível sanar outras dúvidas sobre o aparelho ortodôntico.

Então vamos as Top 10 dúvidas:

1-Aparelho ortodôntico fixo o que é?

Como o próprio nome diz é um aparelho ou dispositivo fixado nos dentes destinado a resolução dos problemas estéticos (dentes tortos), ou funcionais (mordida incorreta), permitindo a correção não só das más posições dentárias, mas também correções de mordidas fora de lugar.

2-Mas do que é composto o aparelho fixo?

A impressão que todos tem é a de que o aparelho fixo é composto somente pelas peças metálicas chamadas de braquetes e a borrachinha colorida. Leia o Borrachinha de aparelho: onde comprar? Os braquetes são carinhosamente chamados pelos pacientes de “pedrinhas” ou “pecinhas”, mas vamos por partes. Um aparelho ortodôntico convencional é composto pelos braquetes veja a foto, bandas nos dentes do fundo, os fios ortodônticos e as famosas borrachinhas que seguram o fio no braquete. Ficou confuso? Normal, seu ortodontista saberá manusear como ninguém estas peças para poder montar seu aparelho ortodôntico! Veja o vídeo do programa Bem Estar da Globo e saiba como é fabricado o aparelho!

3-E como o aparelho ortodôntico funciona?

Todos estes componentes do aparelho fixo que expliquei para você formam um conjunto que resultará na movimentação dentária dos seus dentes dentro do osso. Assim o que era torto fica certo e o que era separado fica junto, para cada caso haverá um tipo de movimentação a ser realizado.

4- Por que preciso utilizar aparelho ortodôntico?

Se você tem má posição dentária, isto pode impactar de forma negativa na sua qualidade de vida. No jovem e para ele, os problemas dentários não interferem tão significativamente  se não for por um motivo estético. Porém, dores de cabeça, desvios de coluna, bruxismo (apertamento dentário, Leia o Top 10 dúvidas sobre Bruxismo do sono!) podem estar relacionados na sua origem numa “mordida torta” ou fora de posição originados na infância e estes sintomas só se manifestarem na meia idade. Motivo pelo qual tantos adultos hoje fazem também tratamento ortodôntico. Os médicos fisiatras de grandes clubes de futebol já sabem que a má posição dentária interfere no rendimento de seus atletas. Cristiano Ronaldo e Tiger Woods já sabiam disto!

5- E como sei que preciso fazer um tratamento ortodôntico com  aparelho?

Não tem como você fazer seu auto-diagnóstico, a não ser que o seu problema seja muito discrepante. A melhor maneira de sanar esta dúvida é visitando seu dentista ou ortodontista que irá encaminhá-lo para realização de exames complementares necessários para o correto diagnóstico e plano de tratamento.

6- Quais são os tipos de aparelho que posso utilizar?

Hoje no mercado, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos que atendem aos diversos anseios e gostos. Os aparelhos metálicos são os mais utilizados, mas quem prefere discrição, existem soluções estéticas tais como tratamento comOrtodontia Lingual, aparelho estético de Safira, o Invisalign. Leia o “Preço do Aparelho ortodôntico estético!” Enfim, o seu ortodontista é quem irá mostrar todo seu arsenal para que você se sinta confortável e bonito com seu sorriso metálico!

7- E o que eu ganho tratando meus dentes?

Essa é a parte mais fácil de falar:

  • Obtenção de um sorriso mais agradável: O que você acha que atrai mais? Um sorriso todo branco e alinhado ou amarelo e torto?
  • Melhora a comunicação: Grande parte dos pacientes reclamam de problemas na fala, alguns até relatam cuspir enquanto conversam com outra pessoa.
  • Mastigação eficiente: Com dentes tortos, você mastiga com menor eficiência, engole comida sem triturar acarretando problemas como azia, gastrite e até úlceras.
  • Higienização completa: dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental não alcançam toda sujeira.

8- Mas falaram que aparelho ortodôntico dói demais!

Hoje em dia não é bem assim, de qualquer forma vai haver um certo desconforto nos primeiros dias. Costumo dizer para o paciente que é o preço da beleza, pois o dia que descobrirem um aparelho que não cause dor nenhuma, assim como uma técnica de cirurgia plástica de  lipoaspiração em que o paciente não sofra, estes profissionais ficarão milionários!

9- Mas disseram que o tratamento demora muito!

O paciente passou a vida inteira com os dentes tortos, fora de posição e quer se “livrar” do tratamento ortodôntico em seis meses?! Agora jogo a batata quente de volta no colo dos pacientes e digo que,  o atraso no tratamento deve-se a falta de cuidado com o aparelho ortodôntico, causados pela higiene ou alimentação inadequada, e também devido as faltas às consultas nos períodos determinados pelo profissional.

10- Puxa mas tudo isso deve ser caro né?!

Um tratamento que irá trazer benefícios que poderão melhorar a sua qualidade de vida, auto-estima, saúde vale quanto para você?! Caro é relativo, pois tratamento de saúde ao meu ver não é gasto, é investimento! Você investiria quanto em você ou em seus filhos para ter tudo isso? Volte a primeira foto do post e veja se a Bete a Feia se arrependeu do tratamento ortodôntico que ela realizou.

Fonte:

  • Gabriela Dorothi de Carvalho – “SOS Respirador Bucal-Uma visão funcional e clínica da amamentação”-2 ed.
  • Diagnóstico em Ortodontia – Leopoldino Capelozza Filho, ed Dental Press
  • SmartClip – Tratamento Ortodôntico com Sistema de Aparelho Autoligado – Hugo Trevisi, ed Elsevier

57 comentários

  1. ola!coloquei aparelho fixo pois eu tinha 1dente encavalados, mas o meu aparelho ficou bem desalinhado gostaria de saber se isso e comum,pois eu nunca vi um aparelho torto assim.perguntei ao meu dentista o porque gue o aparelho ficou assim,ele me disse gue e normal assim mesmo,mas eu nao estou convencida disso (meus dentes nao sao tortos) obrigada.

    • Olá Cida,

      É comum quando iniciamos o tratamento ortodôntico, o paciente achar que o aparelho está torto. Todavia, o a alinhamento dos dentes com o passar do tempo vai diminuir esta sensação de “aparelho torto”. Converse com seu ortodontista e ele explicará melhor esta mecânica. Abraço

    • Intao,eu ja usei aparelho por 1 ano e 3 meses o meu dentista era orrivel,e ele n colocava a parte de baixo do aparelho!
      Ele n fazia a manutençao adequada ja fiquei 2 meses sem sem trocar as borraxinhas,Mais ficar com o aparelho torto é anormal nunca vi ninguem com oparelho asim!
      O seu dentista é um oportunista que n se importa com vc só quer o seu dinheiro!
      Mude de dentista!!!

  2. Olá, eu irei colocar aparelho na terça feira, e eu gostaria de saber se pode haver algum efeito não desejado e se por causa do ferros a voz pode mudar e a salivação aumentar ?
    muito obrigada!
    victoria

  3. eii, coloquei meu aparelho hoje 11/02.
    mas meu dentista não colocou uma peça chamada ”banda” é normal? e mais,meus dentes frontais são bastante tortos e por isso o aparelho ficou bastante desalinhado. é normal o aparelho ficar desalinhado assim?

  4. queria saber meu dentista me mostrou dois tipos de fio,um que se amassa facilmente e não volta mais e um que amassa mais volta ao normal

  5. queria saber meu dentista me mostrou dois tipos de fio,um que se amassa facilmente e não volta mais e um que amassa mais volta ao normal tem alguma diferença no tratamento.obrigada

    • Olá Jusara,

      Sim, cada fio é utilizado para uma finalidade e objetivos diferentes no tratamento ortodôntico. Abraço

      • oi Dr. , eu tenho apenas um dente torto sao os dois da frente , e um ´pra frente e outro pra trás , e eu vou usar aparelho so que eu tenho medo de eu usar um da queles que fica no céu da boca… me ajuda quais as pocibilidade de eu colocar um desses ?.

  6. coloquei meu aparelho alguns meses atras doeu muito pra coloca pensei q ñ ia mais doe!mas até hoje quando eu vou fazer a namunteção doi muito até pra mim comer isso e normal?

  7. eu ñ coloquei aparelho ainda mas logo vou colocar queria saber se é ruim o aparelho fixo me responde pessoal ñ me deixe nervosa…..

  8. só queria saber……..é ruim ,estou muito nevosa daqui a 1 mes vou colocar me respondem pf pf me rspd………..to esperando

  9. Bom dia!
    Estou a 2 anos fazendo tratamento ortodôntico, porém, sem resultados.
    Gostaria de fazer uma avaliação com uma outra ortodontista, porém, a profissional que me atende está retendo minha documentação ortodôntica alegando que pertence a clinica, porém, eu fiz a documentação em outro local e paguei por ela. Gostaria de saber como devo proceder.
    Grata!
    Rosana.

  10. Oi dotor gostaria de sabe eu tenho mal alito de vido al meu estomogo. Eu queria saber pq q eu ñ consigo beijar? Sempre na hora q e para beijar mi da vontade de voçitar.

  11. Bom dia!

    Extrai o primeiro molar, o de cima, ja tem uns 3 anos. Gostaria de saber se o aparelho puxa os outros.

  12. Bom, meus dentes estão normais já! uso a um ano e alguns meses! e sinto que meu dentista está me enrolando.. pois me informou que tenho um dente geminado, só que ele ja tirou um pedaço do dente, e não tem mais nada que possa ser arrumado, eu ja disse a ele que está bom assim, ele me informou que só daqui uns dois meses! porque precisa de mais tempo Dr.? pode me dizer!? Beijos

  13. ola!bom, meu dentista disse que era presiso eu usar aparelho fixo nos dentes mais todo mundo dis que meus dentes são bons e não presisa ai eu estava olhando meus dentes e eu so vi 3 dentes tortos.assim tipo eu presiso mesmo usar so som 3 dentes tortos?

    • Olá Rangel,

      Você deve se consultar com um profissional para saber a necessidade de tratamento ou não. Se for um problema estético somente, dependerá de você querer ou não tratá-lo, mas se os dentes tortos estiverem prejudicando a mastigação ou outros dentes, você deverá fazer um tratamento ortodôntico para evitar problemas futuros. Abraço

  14. Dr. Alexandre,

    Há anos, fiz um tratamento que resultou em várias “coroas” na arcada superior – os dentes foram comidos, ficando uns pedaçinhos e aí foram encapados (desculpe a linguagem tão leiga). Agora, fui à orthodentista com a intenção de usar aparelho na arcada inferior, mas ela me disse q devo usar em cima tb. Aí,fiquei receosa.Não corro o risco de meus dentes falsos de cima “quebrarem” ou, pior, quebrarem os cotoquinhos verdadeiros (de novo, desculpe a terminologia.) O agravante é que não sou uma garotinha, tenho cinquenta anos. Será q vale a pena?Obrigada pela atenção.
    Marcia

  15. o q eu não devo comer quando colocar aparelho fixo?

  16. Dr. Alexandre,
    Primeiramente agradeço sua ajuda!
    Tenho problema somente em um dente no canino superior que está muito para dentro quase no céu da boca! Esse dente nasceu atrás de um dente de leite pois troquei os dentes tarde demais!
    Comecei a usar aparelho ja fazem três meses, e meu dentista só colocou até agora o arco, os braquetes e os elasticos que prendem os braquetes! Gostaria de saber se somente isto fará efeito imediato? Será que é necesário ele utilizar outras peças mais eficientes para meu caso?

    • Olá Emily,

      Como você mesmo mencionou seus dentes trocaram tarde demais, isto é demoraram para nascer e o canino nem nasceu. Não espere que de um dia para outro seu dente estrá no lugar esperado. Cada organismo responde no seu tempo. É muito importante que você converse com seu ortodontista sobre o passo a passo do seu tratamento para que não fique tão ansiosa com os resultados. Abraço

  17. Ola eu tenho 15 anos e gostaria de saber como eu compro esses aparelhos pra melhorar a minha fala e que eu to fazendo um novo desenho….E também as veses eu nao falo muito com os meus amigos por causa da voz ai to querendo falar com eles mais fico meio sem jeito por favor como vaso pra melhorar a minha falar? (Sr Alexandre)

  18. continuação a esqueci de fala do meu novo desenho que e super demais dr Alexandre me ajuda por favor (continuação da mesma de cima)

  19. oi tenho uma duvida.eu tirei meus dois dente segundo molar.gostaria de saber se para os dentes tercer molar vim para frente eu vou precisar usa aparelho.me tire esta duvida por favor

  20. Eu coloquei aparelho só por causa de dois dentes tortos.. Mas agora, meus dentes estão alinhados, mas para indireitar só falta dois dentes!! Será que vou ficar muito tempo com o aparelho??? Em dezembro vai fazer 2 anos que estou com o aparelho!!

  21. Olá gostaria de saber se meu dentista já esta me enrolando, o caso é o seguinte, vou colocar aparelho, já fiz documentação e tudo, então fui dia 25/10/12 na primeira consulta o mesmo colocou separadores nos meus dentes e pediu que voltasse dia 16/11/12, mas nessa primeira consulta paguei 80 reais como combinado de manuntenção, então ele disse que pagaria novamente os 80 no dia 25 do mes de novembro, agora pergunto, então praticamente eu paguei 80 reais por 4 borrachinhas, e tbm mais os 80 do mes 11, vou acabar pagando 160 pra colocar um aparelho, seja se ele colocar até o dia 25/11/12, isso pra mim é enrolação, pois estou pagando por uma coisa que não estou usando, as maiorias das clinicas só cobram a manuntenção do aparelho, já ele está cobrando por mes pra eu colocar e está me enrolando pra por o aparelho. É correto fazer isto com um paciente? Eu entendo que estou ultizando a experiencia do profissional que está me atendendo, mas não acho justo tanta enrolação pra por um aparelho dentario.

    • Olá Jorge,

      No seu caso você sentar com seu profissional e conversar sobre como será todo o tratamento ortodôntico. Desde como será a instalação até retirada do aparelho ao final do tratamento para saber qual é a sequência de tratamento proposto pelo profissional. Abraço

  22. Coloquei aparelho de porcelana ha 2 semanas, primeiramente na parte superior da boca e os dentes estao muito escuros, nao eh por causa da borrachinha que escureceu … os dentes estao muitos tons mais escuros do que os dentes de baixo que ainda estao sem o aparelho … isto eh normal? vou ter que ficar com os dentes por no minimo 2 anos escuros assim? houve algum procedimento errado de meu dentista? eh normal o escurecimento dos dentes visivelmente em apenas 2 semanas quando ao sorrir nota-se entre os dentes superiores com aparelho e inferior ainda sem aparelho?
    muitissimo obrigada,

  23. Olá, coloquei aparelho fico a menos de um mês e percebi que os brackets estão ficando com potinhas coloridas…isso é normal?

    OBrigada!

  24. Ola,meu filho tem 9 anos ele usa aparelho a 1 ano e 3 meses, hoje nervosa pq não vi nenhum resulta,conversei com a dentista.
    Preciso que tire uma duvida se for possivel. Ela me disse que quando solta uma braquete ela precisa voltar e colocar o fio fino, isso é verdade? Toda vez que a pecinha se soltar o tratamento andar para trás?
    Obrigada,aguardo resposta.

  25. olà,coloquei aparelho hà,1 semana nossa doeu d+ iso porque eu ñ coloquei a banda e nem parte de baixo!!!tem algum remèdio p/ amezinar essa dor?obrigad

  26. pq minha gengia e emchada e o meus dentes nao fican reto ja fais 5 anos q eu usso aparelho e eles nao ficam reto pq

  27. pq eu nao usso aparelho no final dos dentes so na frete

  28. Ola, vou colocar o aparelho nos dentes semana que vem, para corrigir tentes tortos. Como não vai haver extração, minha dentista falou que vai durar 8 meses meu tratamento, no mais tardar 1 ano.Ela fara contrato, especificando este tempo de tratamento. Sera que posso ter problemas, por o tempo estar curto, ou é isso mesmo, em 8 meses ja poderei usar o aparelho de contençao e estara tudo bem?

  29. Olá Dr tudo bom?
    Eu gostaria de saber por que que minha Dentista colocou uma corente elástica em meu 4 dentes de cima na consulta do mes retrasado e na penultima consulta ela retirou a corrente sendo que ainda tenho uns dentes de cima meio separadinhos??

  30. Olá Doutor,

    sou portuguesa e estou pensando na possibilidade de ir para Brasilia. gostaria de saber o preço médio de um aparelho fixo metálico, bem como a média de preços da manutenção aí, pois não estou por dentro desses valores e estou a pensar em colocar. Muito obrigada.

  31. gostaria de saber se apos o termino do meu tratamento ortodontico posso ficar o resto da vida com o aparelho fixo na boca pois nao gostaria de tira-lo isso é prejudicial porque?mesmo continuando a fazer manutenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget