Capa » Top dúvidas » Dente do Ciso ou Dente do Siso? Quando extrair no tratamento ortodôntico?

Dente do Ciso ou Dente do Siso? Quando extrair no tratamento ortodôntico?

dente do ciso

Esta dúvida corriqueira, “dente do ciso ou dente do siso?”,  segundo meu amigo do Blog Netdentista o correto é dente do siso e não dente do ciso. Mas também é conhecido como dente do quexá ou do juízo também. Depois de você sanar esta primeira dúvida, vou falar um pouco sobre outra dúvida que está entre as Top Dúvidas dos pacientes segundo dados Data Ortocia. Leia o Quais são os cuidados na Extração dos dentes do Siso?

Quando extrair? Antes ou após o tratamento ortodôntico?

dente do siso

Depende… você adora este tipo de resposta não é?! Mas é isso mesmo, depende do diagnóstico do dentista e do seu ortodontista! Como eu expliquei no post “Implantes dentários: antes ou após o tratamento ortodôntico?!”, tem gente que perde os dentes (geralmente o primeiro molar permanente precocemente), e nestes casos o siso ou terceiro molar é um perfeito substituto para estes dentes perdidos.

O ortodontista pode utilizar o dente do siso como um substituto, mas somente ele é o profissional habilitado para dizer se vai ser possível esta substituição! Não quer dizer que se você está com aquela PANELA cárie enorme no primeiro molar vai sair arrancando  seus dentes! Repito novamente, somente seu ortodontista com o auxílio de exames adequados saberá responder a esta questão!

dente do ciso

Por outro lado, se você não perdeu nenhum dos dentes, tem grande chance de ter que extrair seus dentes do siso! Não, você não precisa chorar!rs Hoje, é aceita a teoria evolucionista de que o organismo dos seres humanos sofreu diversas modificações, que resultaram na modificação do número de dentes e tamanho dos maxilares, pois acredite se quiser, tínhamos além do dente do siso ou terceiro molar, um quarto molar!

É dente pra mais de metro! Como hoje não comemos mais carne crua como os primatas, só iogoberry e cupcakes, a boca está diminuindo de tamanho e quase não há espaço para os dentes do siso!

E você sabia que este dente tão desprezado por alguns, está sendo usado por um dentista pesquisador brasileiro da Unifesp para regenerar osso através de celulas tronco extraídas do dente do siso?! Até abordei este assunto no post “Dente do siso, células tronco e um brasileiro!”

Portanto, antes de sair arrancando seu dente do siso, faça um check up no seu dentista! Ele é o profissional habilitado para dizer quem fica e quem vai! Bye, bye!

Obs: Até a Tessália ex-BBB teve que extrair o dente do siso dela! É só conferir neste link!

Fonte:

  • SANTOS JR., P.V.; MARSON, J.O.; TOYAMA, R.V.; SANTOS, J.R.C. Terceiros molares inclusos mandibulares: Incidência de suas Inclinações, segundo a classificação de Winter: levantamento radiográfico de 700 casos. RGO, Porto Alegre, v.55, n.2, p27-31, abr/jun 2007.
Comente, deixe a sua sugestão no post “Dente do Ciso ou Dente do Siso?…”

Um comentário

  1. meu dente ta doendo dimais com eu faso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget