Capa » Aparelho Removível » Aparelho Móvel Não! Aparelho Removível! 10 dicas de como cuidar do seu!

Aparelho Móvel Não! Aparelho Removível! 10 dicas de como cuidar do seu!




Aparelho móvel não, aparelho removível! Neste post vou dar algumas dicas de como cuidar dele. Com certa freqüência ocorrem os mesmos problemas entre meus pacienTeens, então vamos dar 10 dicas de como cuidar do seu aparelho móvel aparelho removível:


1- Use-o! Use e abuse do seu aparelho! Se o seu Ortodontista recomendou o uso deste aparelho, não é porque ele quer ser chato, mas é o melhor tratamento para você neste momento! Siga todas as instruções quanto ao uso e ativação, caso sejam aparelhos expansores.

2- Retire-o somente nos momentos imprescindíveis. Na hora de comer ou fazer exercícios físicos. Na hora de comer se você não tirar o aparelho vai virar uma "massaroca"…  E nos exercícios físicos para não pisar em cima!

3- Guarde-o na caixa de aparelho. Quando retirar o seu aparelho removível, não coloque-o em cima da pia, pois ele cai no chão e quebra! Não deixe no rack da sala, pois aquele "primo legal" vai pegar e esconder! Se você tem cachorro não deixe ao alcance das patinhas dele, ele adora comer o aparelho dos seus donos! Afinal de contas, já existem aparelhos para cachorros. Portanto, aonde você for, leve a sua caixinha de aparelhos com você, ele já vem com esta cor discreta não é por acaso!

4- Etiquete a caixa de aparelho. Você põe nome nos cadernos, nos livros, nos brinquedos, coloque no seu aparelho também! Nome e telefone para ficar mais fácil localizar o dono!

5- O aparelho removível deve ser higienizado. Sim querido(a) paciente, você não precisa esperar o aparelho soltar aquele "cheirinho" desagradável ou ficar com um aspecto nojento para começar a escová-lo, use a própria escova de dentes, um pouco de pasta de dentes ou sabão neutro e faça a higienização dele antes de guardá-lo na caixa de aparelho. Você pode pedir para o papai ou a mamãe comprar uma escova com cerdas mais duras para o aparelho. Ele pode ser escovado também com um enxaguatório bucal, de preferência sem muito corante!

6- Coca-Cola não limpa aparelho. Eu não sei o que andam soltando na Internet, mas Coca-Cola não limpa aparelho, muito pelo contrário vai pigmentá-lo e encher de placa bacteriana. É cada uma viu!

7- Não ferva o aparelho! Caso tenha derrubado no lixo sem querer querendo, (leia o próximo ítem) não deve fervê-lo na água, pois o aparelho irá deformar em altas temperaturas. O melhor jeito de higienizá-lo é depois de lavar colocar num copo com água e colocar uma "colherzinha" de chá de água sanitária e deixar por 30 minutos. Para não ficar aquele cheiro de cloro, siga as instruções do ítem 5.

8- Guardanapo de McDonald´s não é caixa de aparelho! Por mais que eles tenham alguma semelhança e você esteja com uma preguiça imensa de abrir a sua caixa para guardar o aparelho dentro, não caia na tentação de enrolar no guardanapo. Porque depois de despejar a bandeja do lanche no lixo, vai ter que pagar aquele mico para tirar o aparelho lá de dentro! Argh! Se você conseguir recuperá-lo, volte ao ítem 7.

9- O bolso da calça não é caixa de aparelho! Apesar também da semelhança, o bolso não serve como caixa, você vai deformá-lo ou pior, quebrá-lo! Um aparelho deformado, em vez de ajudar pode prejudicar!

9- 10- Use-o! Use-o! Use-o! Como o Tio Ortodontista mandou! E depois sorria muito! ;-)

Fonte:

Comente, deixe sua sugestão no post "Aparelho Móvel Não! Aparelho Removível!"

56 comentários

  1. Sem comentários… Excelente!

  2. Ricardo Ferreira de Paula

    Ótimo!

  3. Excelente post!
    Bjs

  4. amei eu vou colar aparelho removível e ja peguei essas dica.Uma vez minha amiga tava no McDonald´s comigo e enrrolou no guarda napo e jogou no lixo sem querer e ela pois na agua fervendo.A mãe dela comprou outro

  5. Legal eu vou colocar aparelho removivel.Uma vez minha amiga colocou no guardanapo e colocou fora.a mãe dela teve de comprar outro

  6. Ameei Eu Vou coolocar semana que vem e ja ta ajudando muito e alias eu nao posso perder o meu porque estes aparelho são realmente muito caroos

  7. muito boas essa dica começei a usar aparelho rmovel hoje vai me ajudar muito essas dicas

  8. tais cristina almeida alves

    ADOREI A DICA SAI DO APARELHO FIXO AGORA E LAVOU COLOCA O MOVEL E NAO SABIA COMO CUIDA AGORA APRENDI TEM QUE TER RESPONSABILIDADE COM ELE AFINAL ELE E MUITO CARO

  9. o meu aparelho móvel tinha uma proteção envolvendo o ferro que eu quebrei.Agora estou com medo de ir ao dentista e receber uma bronca.Gostaria de saber se eu vou ter que fazer outro aparelho ou se essa proteção que eu quebrei influencia em alguma coisa.

  10. Coca limpa sim meu dentista falou se estiver com um cheiro muito forte é pra colocar o aparelho 30 minutos na coca cola que dai o cheiro

  11. Muito bom!Obrigado pelas dicas!

  12. Quando custa em média o aparelho removível, caso eu precise de outro? Porque o primeiro, não foi cobrado nada.

  13. quantos usta ese aparelho movel pr que eu tenho que por ta me responde si é que vc responde mas porfavor me responde
    ta bom beijos ,abrasos assi;yasmim

  14. Vlwww “vlw” mesmo…colokei o aparelho ontem e jah tenho que aprender as lições e cuidados..obrigado

  15. Detergente neutro serve para limpar o aparelho movel…

  16. eu tambem acho isso o meu ficou limpinho

  17. como colocar meu aparelho removivel de volta?

  18. Tenho uma grande dúvida, coloquei meu aparelho no ano de 2007 tirei com 1 ano, depois fiquei gravida eu não conseguia de jeito nenhum usar o aparelho móvel, depois que ela nasceu tentei usar por algum tempo, mas desisti, em fim a parte onde queria que ficase bom abriu um pouco, eu tenho o aparelho ainda, eu posso usa-lo novamente para dormir?

  19. É normal ficar com os dentes doloridos? Tiro o aparelho para comer e sempre demoro para terminar as refeições. Depois de escovar meus dentes e colocar o aparelho, sinto dor. Será que meus dentes estão ainda muito “bambos”?

  20. Olá Doutor!
    Tirei meu aparelho tem 5 meses, porém no início (primeiro mês) eu usava o tempo inteiro, mas depois foi dando um preguicinha de tirar para comer e colocar.. Agora notei diferença, me parece que um dente canino girou e um meio que ”subiu”. Devo ir ao dentista para ver o que houve? Como notei que eles se desalinharam há possibilidades de eu ter que usar aparelho novamente?
    Obrigada.

  21. Olá, gostaria de saber se o aparelho móvel, devido a resina pode causar algum tipo de alergia na criança,porque coincidentemente 1 dia apos meu filho começar a usar, ele começou com uma tosse e segundo a médica ele esta com uma leve infecção na traqueia, mas não me disse se pode ou não ser do aparelho, pois todas as vezes que o levei em consulta ele foi sem o aparelho.

  22. Eu coloquei o aparelho removível hoje, mas notei que o ferrinho da parte superior não fica bem “rente” aos dentes. O molde foi feito qd eu ainda usava o fixo, e creio q por isso o ferrinho ficou “mais pra frente”. Isso tá certo? É assim mesmo, ou o ferro tem que ficar encostando nos dentes? Abraços!

  23. Adorei as dica !
    vou colocar a contenção e o aparelho removível em Janeiro. Vou seguir as dicas direitinho para que haja um bom resultado.

  24. As dicas me ajudaram mt .. daqi a alguns dias irei tirar o aparelho e usar o movel .. bgdão ai

  25. Posso utilizar meu aparelho removível só a noite quando eu for dormir? , pois me incomoda muito durante o dia , eu utilizando desta forma pode interferir no tratamento ?

  26. Olá, dr. Alexandre!
    No início do ano fui pra praia e acabei esquecendo meu aparelho removível por lá. Essa semana viajamos pra lá novamente e eu o trouxe. Como a casa é nossa e ninguém foi lá nesse período, ninguém mexeu, ele estava dentro da caixinha, onde deixei. Só que fiquei esse tempo todo sem usar, e como tenho TOC, por mais que o escove, ainda acho que não está limpo o suficiente. Meu antigo dentista disse pra limpar apenas com aquelas pastilhas efervescentes da Corega, mas vi aqui a dica da água sanitária. Se for limpar com a água sanitária, mesmo enxaguando depois, tem algum risco de ferir a boca? E limpando só com a água sanitária, já vai estar completamente limpo, posso usar sem perigo?
    Obrigada!
    Amanda

    • Olá Amanda,

      Pelo que você relatou, todo protocolo de higienização do seu aparelho removível foi realizado. Porém, o mais importante é levar este aparelho ao ortodontista para ele ver se está bom para uso, pois seis meses fora da boca o aparelho desidrata, resseca e deforma podendo prejudicar os resultados do seu tratamento ortodôntico. Muitas vezes, é até melhor realizar a confecção de um novo aparelho de contenção. Abraço

  27. Aparelho movel tem garantia ?
    Comprei o meu e sem fazer nada ele simplesmente quebro

  28. Olá Dr. Alexandre!

    O que devo usar para tirar o mau cheiro do aparelho? Sabão Neutro e Pasta conseguem tirar?

    E eu posso lavar o aparelho com pasta de dente e escova todos os dias ou tem algum problema em lavá-lo com pastas? Obrigado!

    • Olá Júlio,

      A higienização do seu aparelho pode ser realizada com sabão neutro, detergente ou pasta de dente e utilização de uma escova de cerdas duras somente para este fim. O grande problema do uso da pasta de dentes, é a presença de abrasivos, o que pode resultar na opacidade do aparelho. Se estas medidas não estão resolvendo, você deve marcar consulta com seu ortodontista e avaliar a necessidade de realizar a limpeza do seu aparelho ou até a troca do mesmo. Abraço

  29. Acabei colocando ele na agua quente, e ele não quer mais encaixar na minha boca, consigo afrouxar ele um pouco?? e como falo isso??

    • Olá Milena,
      Infelizmente a água quente deforma a resina acrílica do aparelho de contenção. Você deve marcar consulta com sua ortodontista para fazer uma avaliação do seu aparelho e realizar a confecção de um aparelho novo se necessário. Abraço

  30. Eu uso contenção a pouco mais de um ano, só que acabei colocando ele no bolso da minha calça e o quebrei. Fui ao consultório e tive que fazer um novo, no entanto acaba que a contenção nova me incomoda, e veio com um pequeno buraquinho no acrílico, não percebi isso antes, só percebi quando cheguei em casa… Ela pode estar comprometida? Devo ir ao consultório de novo para informar o defeito no acrílico?
    OBS: Adorei as dicas!

  31. Boa noite Dr. eu cai na tentação de enrolar ele no papel e foi jogado no lixo sem querer achei o novamente qual procedimento devo fazer para higieniza-lo para voltar a usa-lo ? eu deixei ele uma hora mergulhado no álcool mais estou com medo de por novamente o que devo fazer???

    • Olá Paulo,

      O único processo de esterilização de bactérias de um material seria a utilização de um aparelho que oferecesse calor sob pressão (autoclave), que o dentista possui para esterilizar seus materiais. Porém, um aparelho de contenção se deformaria sob calor intenso e pressão. Portanto, qualquer manobra que você utilize para desinfetar seu aparelho, vai restar algum tipo de bactéria na superfície. Melhor fazer outro aparelho! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget