Capa » Aparelho Estético » Aparelhos Autoligados ou Autoligáveis: O Velho e o Novo se confundem.

Aparelhos Autoligados ou Autoligáveis: O Velho e o Novo se confundem.

aparelhos autoligados

Você que está procurando novidades, aparelhos auto-ligados ou auto-ligáveis, deve ter provavelmente passado no Blog do Dentista no guest post que escrevi “Aparelho Ortodôntico e Mau Hálito” ou até em algum artigo do Dr. Marlos do Ortodontia Contemporânea.

Então, vou falar sobre esta velha-nova tecnologia. Sim, porque segundo artigo publicado em 2005, na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, o primeiro aparelho que dispensa o uso de amarrilho metálico, que seriam as borrachinhas do aparelho de hoje, surgiu em 1930 e foi chamado Dispositivo de Russel.

Mas somente a partir da década de 70, estes aparelho tiveram seus projetos retomados, e grandes empresas odontológicas, tais como a 3M Unitek, Ormco, American Orthodontics, GAC e Adenta nos Estados Unidos, Forestadent na Alemanha, Gestenco na Suiça, Strite Industries no Canadá iniciaram uma verdadeira corrida tecnológica, que se estende até os dias de hoje, oferecendo o que há de melhor na Ortodontia, e que somente agora, uma única indústria brasileira a Aditek abre os olhos para o mercado que será o futuro da Ortodontia (Leia o Ortodontia o que é? O que é a Ortodontia?).

E o que há de tão diferente e vantajoso nesta tecnologia a ponto de ser a menina dos olhos dos ortodontistas da atualidade?

Segundo artigos científicos de renomado autores como Proffit e Damon, trata-se do mais eficiente sistema de movimentação dentária, pois produz forças leves e contínuas, com menor atrito, pois não utiliza as “borrachinhas” (Leia o post Onde comprar borrachinhas de aparelho?).

Portanto:

1. Maior rapidez (1,8 vezes) em relação a aparelhos convencionais (Leia o O que é o aparelho ortodôntico? Top 10 dúvidas).

Concluíram que que houve uma redução significativa da força exigida para movimentação dentária (119g no aparelho convencional contra 1,07g no aparelho auto-ligável)

2. diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento.

Algumas consultas terão intervalos de até 120 dias, ideal para empresários e pessoas que viajam muito e não tem tempo para ir ao dentista com relativa frequência (todo o mês)

3. diminuição no número de visitas ao dentista.

Mas ficar tanto tempo com a mesma borrachinha não dá mau hálito? Leia o Posso Trocar a borrachinha do aparelho?
Não, porque não vai nenhuma borrachinha, pois sabemos que o látex acumula biofilme e dá mau hálito.

4. Ausência daquele mau hálito de quem usa aparelho convencional. Leia o Mau hálito: 10 dicas de como evitar!

“Ah, mas se não vai mais aquela “borrachinha” colorida eu não quero usar este aparelho!”

Você deve pesar todas as outras qualidades deste sistema, e no final vai concluir que alcançar o sorriso perfeito em menor tempo, com menos dor, menor acúmulo de sujeira e indo menos ao dentista, valem muito mais a pena do que simplesmente trocar a cor da “borrachinha”. Certo?
Agora, pra você que é profissional da Ortodontia e quer saber mais sobre este sistema, recomendo fortemente a leitura destes dois livros:
braquetes autoligados

 

O primeiro é o Braquetes Autoligados do autor Marcelo Martins, que funciona como um atlas dos principais sistemas autoligados da atualidade, nacionais e importados, separados por capítulos. O livro é bem didático, é ideal para que quer um step-by-step e quer começar a ingressar no mundo dos autoligados.

 

 

 

ortodontia autoligante

 

O segundo livro é o Ortodontia Autoligante Interativa do autor Celestino Nóbrega, que desde o lançamento está entre os mais vendidos livros de Ortodontia. Ele tem a preocupação de embasar toda a técnica autoligante e princípios biomecânicos, sobre a Ortodontia baseada em evidências científicas. Contém diversos casos clínicos tratados e protocolo de tratamento com Straight Wire de última geração.

 

Photo Crédit:

  • Dwight Damon-Ormco
  • GAC, Inovation C-3

Fonte:

  • Ortodontia Contemporânea
  • FERNANDES, D.J.; ALMEIDA, R.C.C.; QUINTÃO, C.C.A.; ELIAS, C.N.; MIGUEL, J.A.N.Aestética no sitema de bráquetes autoligáveis. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maringá, v. 13, n. 3, p. 97-103, maio/jun. 2008
  • JR, V.S.B.; URSI, W. O aparelho pré-ajustado: sua evolução e suas prescrições. Rev Dent Press Ortod Ortop Facial. Maringá, v. 11, n. 3, p. 104-156, maio/jun. 2006.
  • CLOSS, L.Q.; MUNDSTOCK, K.S.; GANDINI JR., L.G.; RAVELI, D.B. Os diferentes sistemas de braquetes Self-ligating: uma revisão de literatura.
    R Clin Ortodon Dental Press, Maringá, v.4, n. 2 – abr./maio 2005

Comente, deixe sua sugestão no post “Aparelhos autoligados ou autoligáveis…”

52 comentários

  1. Ricardo Ferreira de Paula

    Bem bacana, Koga. Não conhecia!

  2. Logo vira moda! :)

  3. Paulo Felix (Londrina)

    Facil Manuseio,alinhamento mais rapido,eficiente

  4. É o futuro a Ortodontia! :)

  5. Mário Gava mariogava@hotmail.com

    Ola. Estou fazendo uma monografia sobre autoligados e nao acho o artigo de Closs (os diferentes sistemas de braquetes self-ligating) em nenhum lugar. Por acaso vc possui uma copia do mesmo para deisponibilizar: Grato

    • Janderson Santos Barbosa

      Olá, eu estou usando os aparelhos autoligáveis, e fiquei muito curiosos em relação ao sistema, pois inicialmente uso o tradicional com borrachinha e sentia uma maior pressão nos dentes,será que essa diminuição da pressão não tarda meu tratamento?

      • Olá Janderson,

        Todos temos a impressão de que quando sentimos mais pressão ou mais dor o aparelho está “funcionando” melhor e mais rápido. Porém, a lógica no corpo humano não é esta pois quanto menor a força e a pressão feita no organismo, mais rápida é a evolução do tratamento. Forças exageradas e dolorosas são entendidas pelo organismo como uma agressão, mediando uma resposta inflamatória e retardando uma ortodôntica.

  6. Olá Mario. Você encontrará artigos sobre autoligados no Blog do Dr. Marlos, o http://ortodontia-contemporanea.blogspot.com/.

  7. Realmente é muito bom!Utilizo e e recomendo.

  8. Não acho que seja o futuro da Ortodontia porque isto já existe há muitas décadas,quem viaja ou não quer ir ao ortodontista é so não fazer o tratamento,afinal sabemos que ortodontia após os 25 anos(fase pós escola) com certeza tem recidiva e precisamos ser realistas, esclarecendo nossos pacientes!A borrachinha colorida é febre entre os adolescentes e jovens (maioria dos pacientes na ortodontia fixa), portanto não desprezemos o time que está ganhando!!!!!!

    • Nada a ver isso que você disse,eu tenho absoluta certeza que é o futuro da ortodontia sim.menos tempo de tratamento,menos dor,,menos idas ao dentista para fazer manutenção.Fala sério é o máximo esse aparelho.
      E quanto ao fato de ser febre entre os jovens nada a ver,eu nunca quis por aparelho justamente por causa dessas benditas borrachas coloridas e aqui no meu colegio geral também não gosta desses badulaques coloridos não.

  9. Eu odeio essas borrachinhas coloridas..fui no dentista e coloquei transparentes porque já acho aparelho feio e com aquelas cores berrantes não da!! Mas só foi eu comer miojo de galinha e as borrachinhas ficaram amareladas na hr..Tem como amenizar essas manchas verdes/amarelas?? Ou vou ter q esperar no proximo mes??

  10. bom tenho estudado muito a movimentaçao (Autoligado), tenho percebido que geramente em paciente em classe II alguns paciente vestibulariza muito e mascarando o diagnostico, em alguns caso clinico e uma boa opçao….

  11. OMG adorei esse aparelho a desde a primeira vez que vi.Só o fato de não ter aquelas borrachas já me ganhou de primeira.Vou por logo logo o meu.
    Aqui onde moro não tem quem faça,vou ter que ir na cidade vizinha,mas vai ta valendo.

  12. Doutor eu uso aparelho auto-ligado,eu posso pedir pra minha dentista tirar e colocar o tradicional?

  13. olá,Doutor stou usando o aparelho autoligado, só que eu vou ao dentista daqui tres meses e durante esse intervalo que eu nao vou precisar ir, vou ter que pagar todo mes, isso é correto? mesmo sem precisar ir ao dentista tenho que pagar o mes?

    • Olá Joana,

      O que você está pagando é um tratamento ortodôntico e não mensalidades. O que o ortodontista faz para facilitar a vida do paciente é parcelar o tratamento em várias vezes. De qualquer forma converse diretamente com seu ortodontista sobre seu caso. Abraço

  14. Doutor, fugindo um pouco do assunto.. Eu tenho 15 anos e ainda tenho dente de leite, quando fui ao dentista, ela me recomendou usar aparelho pois meus dentes são muito tortos, comentei sobre os dentes de leites e ela me disse que não havia problema.. Agora que já estou com aparelho a 4 meses.. estou sentindo meu dente de leite muito mole, O que eu faço? terei que tirar o aparelho para arrancar? Mas e depois pra por dnv? Só quando crescer? Estou com muitas düvidas, espero anciosamenre pela resposta.

    Obgd! :)

  15. Olá Doutor..’

    Gostaria de saber se o aparelho autoligado,’ Usa os Elásticos pq eu comecei a usar e minha dentista não colocou os elásticos.’ Mas em alguns videos sobre aparelhos autoligados eu vejo eles com elásticos.” Aqueles que forma triangulo..’ligando o dente superior a um dente inferior.’ Gostaria de saber se isso é normal não por esse elastico em alguns casos..e em quanto tempo eu posso vim a sentir uma melhora significativa no meu sorriso ?

    Desde de já Obrigado…

  16. Doutor Alexandre, li em alguns artigos por ai na internet algo sobre a não necessidade de se extrair dentes quando se usa aparelho autoligavel, isso é verdade? Sempre há alguma forma de realizar o tratamento não extraindo dentes?

    • Olá Amanda,

      O diagnóstico de extração de dentes quando necessário, é exatamente o mesmo tanto nos aparelhos convencionais, quanto nos aparelhos auto ligados. Você deve se consultar um ortodontista especialista para saber se o seu caso é ou não de extração de dentes. Abraço

  17. Boa noite Doutor Alexandre,tenho 28 anos e a tempos quero colocar aparelho só que só agora decidi realmente vou colocar pois minha mordida é ao contrario os dentes de baixo são p/ frente e os de cima p/ dentro fui ao dentista que me aconselhou o parelho auto-ligavel que eu echei o preço muito elevado ele me garantiu queo tratamento não passaria de um ano que sairia por 12x de R$ 220,00 só que também depois talvez eu teria de fazer cirurgia do maxilar. Oque o doutor acha sobre o valor e sobre esse aparelho? Obrigado…

  18. gostaria de saber se o aparelho autoligavel,corrige casos de cirurgia buco maxilo nivel 2 pois minha dentista estudou meu caso e disse é estremamente siguro,e não precisaria da cirurgia.se puder responder agradeço

  19. Olá Doutor,

    Meus dentes do siso estão nascendo, mas não há espaço suficiente. Porém, no resto da boca meus dentes são muito espaçado entre si. Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de colocar esse aparelho, liberando espaço lá atrás pros dentes do siso poderem nascer sem precisar ter que estrai-los?

  20. Olá doutor Alexandre, me chamo marcos e tenho 24 anos. Há um mês coloquei o aparelho tradicional, que me nego a colocar ha anos pois acho horrível. Nao conhecia os aparelhos autoligantes, porém comecei a pesquiar e acabei comprando um. Voce acha q a troca do aparelho pode ser prejudicial no meu tratamento? Quero colocar o autoligante pois realmente nao gosto de aparelho, me sinto desconfortável e acho essas borrachas horríveis.

    PS: meus dentes aparentemente nao são muito tortos, somente meus incisivos laterais são um pouco altos, mas a dentista me falou q minha mordida é um pouco aberta.

    Obrigado

  21. Oi dr. aqui estou eu de volta com outra pergunta. Já li bastante sobre os aparelhos autoligados mas ainda ficou uma dúvida: como é que um intervalo maior de tempo vai suprir os ajustes que fazemos com o aparelho convencional? isso não está entrando na minha mente.
    Por acaso é a fragilidade das borrachinhas que atrasa o tratamento no convencional?
    O autoligante vai corrigir minha mordida aberta? ou seria mais o lado estético?

    por favor doutor, salve minha vida.

    Muito obrigado

    • Olá Marcos,

      Teoricamente as ligaduras elásticas causam mais atrito entre o fio e o aparelho, por isso, o tratamento é mais “demorado” com aparelho convencional. Porém, estudos recentes tem comprovado que não existe diferenças no tempo de tratamento entre os aparelhos convencionais e autoligados. Tanto o aparelho autoligado quanto o convencional corrigem a mordida aberta. Se você comparar os dois aparelhos hoje seria mais o uso estético do que eficiência propriamente dita. Abraço

  22. Boa tarde Dr. Alexandre,

    Meu dentista me aconselhou a colocar o aparelho Auto-ligável. Me falou que ele no final de tratamento acabaria saindo mais barato que o outro convencional. Estou pagando pelo aparelho 4X125,00 e pelo que ele me falou no dia iria pagar somente a mensalidade a cada 2 meses. Mas agora ele me diz que a mensalidade é todo mês mesmo eu não indo? Isso é correto, é ético? Obrigada

  23. Olá, conhece alguma clinica em São Paulo que coloque o auto ligável?

  24. Ola doutor!
    tenho 18 anos, e coloquei hoje meu aparelho autoligado, e tah doendo muito,uma dor suportavel, fiz pela euroorto, e estou com algumas duvidas.
    Meu denttista colocou um tipo de massa nos dentes finais onde eu mordo e nao encosta o dentes, ele falou que era por causa da mordida, serve mesmo? ageita a mordida? eu tenho que morde certinho onde esta essa massa (azul)?
    outra meus dentes firam muito frente, se fecho a boca ate a mostra se eu nao fechar direito e deixar normal, fica dando pra ver uma parte dos sois primeiros dentes…
    vooc com toda sua experiencia acha que vai entrar mas meus dentes quando, estou voltando as aulas e estou ate com depressao, tentei me matar, por isso coloquei esse achando que iria ser mas rapido, tem alguma coisa que eu posso fazer em casa para que eles corcentem mas rapido???

    • Olá Rwthelly,

      Hoje provavelmente não está mais sentindo dor nos seus dentes não é? E provavelmente já está mordendo melhor. Quanto a ser mais rápido o seu tratamento depende mais do seu ortodontista do que do seu aparelho. Abraço

  25. Olá Dr! Gostaria de saber uma base sobre o preço. Há vários dentistas cobrando preços bem diferentes. Pode me mandar por email.
    E ouvi falar que esses aparelhos americanos, deixam os dentes mais bicudos após tira-los. É verdade? Obrigada

  26. Olá doutor.Fui dentuça na minha adolescência. Para corrigir meu problema foi indicado o uso do aparelho ortodontico fixo,no qual usei durante 5 anos e meio.Depois da retirada do msm,fiquei usando a contenção durante 2 anos o dia todo e 1 ano apenas durante a noite.Só que o problema voltou. Estou dentuça novamente.Tenho meu queixo curto, desproporcional a meu rosto.Gostaria de saber se eu usando o altoligavél se resolveria meu problema, deixando meu queixo um pouco mais harmonioso. Aguardo resposta,obrigada!

  27. Dr. Alexandre, fui em ortodontista que me indicou um aparelho nacional autoligado (provavelmente Aditek, conforme artigo), pois a eventual reposição de peças seria mais rápida. Em consulta com outro ortodontista, fui informado que o aparelho nacional não funcionaria adequadamente, sendo indicado o aparelho DamonSystem (Ormco). Fiquei na dúvida, pois o sistema importado é consideravelmente mais caro e não sei se vale a pena o preço cobrado. Sendo assim, gostaria de saber se a tecnologia nacional (Aditek) tem apresentado bons resultados e se os fios nacionais são termoativados (semelhantes à tecnologia estrangeira)? Se vale o investimento na tecnologia estrangeira ou se a tecnologia nacional apresenta resultados semelhantes/satisfatórios?
    Se puder sanar essa dúvida que tira meu sono, agradeço imensamente.
    Bruno

    • Olá Bruno,

      Se você estava um pouco confuso, vou deixá-lo um pouco mais! rs A fim de concluir se um aparelho é mais rápido ou eficaz, são necessários estudos científicos comparando tais aparelhos. Não existem trabalhos de aparelhos autoligados nacionais ainda. Agora, estudos comparando aparelhos autoligados da ORMCO com outros sistemas convencionais, aparelhos estéticos, metálicos presos pelas ligaduras elásticas (borrachinha), concluíram que não existe diferença na eficácia e tempo de tratamento. Para saber mais leia o post “Aparelhos autoligados versus aparelhos convencionais“. Abraço

  28. Boa tarde,

    Gostaria de saber se é possível o uso do aparelho autoligado em casos de mordida aberta anterior. Obrigada!

  29. Olá Dr Alexandre,
    tem limite de idade para usar esse aparelho auto ligavel?
    tenho 26 anos.
    Obrigada

    • Olá Bia,

      O tratamento ortodontôntico independentemente do tipo de aparelho, pode ser realizado em qualquer idade desde que obedecidos um protocolo determinado pelo seu ortodontista, após realização de exames complementares. Abraço

  30. Boa tarde Drº,

    Eu coloquei o aparelho autoligável estético, pois ja tinha visto na internet que eles são transparentes e o tratamento mais rápido.
    Porém o meu aparelho não é o transparente, ele é totalmente branco. Sabe me dizer qual é o modelo desse branco?? Pois eu pesquisando na internet só acho o transparente.

    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget